Técnicos realizam coletas em pontos do Rio Parobé para análises da sedimento

Na última quinta-feira (4), a equipe da Secretaria de Pesca e Agricultura, SEPAGRI, esteve presente na comunidade do Parobé, junto de técnicos do laboratório PROJELAB e alguns pescadores locais para realização de coletas de sedimento em torno do rio, para futuros encaminhamentos e finalização do projeto de dragagem do Rio Parobé.



A análise é o primeiro passo para realizar qualquer operação de dragagem, sendo necessário estabelecer uma grande variedade de parâmetros que são essenciais no processo de planejamento e pedido de licenciamento ambiental. 

 

Os resultados fornecem informações para o projeto formal de dragagem, avaliando e projetando alternativas de despejo do material coletado.

Os parâmetros a serem analisados são: Arsênio, Bário, Cádmio, Chumbo, Cromo, Sulfatos, Nitrato, Cloretos, Fluoreto, Sódio, Surfactantes, Fenol, Mercúrio, Alumínio, Cobre, Ferro, Manganês, Zinco e Selênio.

 

Foram coletadas amostras em três pontos do rio, o resultado final é extremamente necessário para saber a qualidade do sedimento que vai ser coletado e assim decidido o caminho final dos sedimentos retirados. Caso o resultado apresente contaminação será necessário ser despejado em aterro. O prazo final da análise deverá estar concluído nos próximos 15 dias.