Dia histórico para Laguna! Mercado Público reabre as portas para a população
Um sonho que vira realidade!
Portas abertas e o coração cheio de alegria! Após um longo período fechado, aconteceu hoje (5), a reabertura oficial do Mercado Público, patrimônio cultural, histórico e sentimental para todos os laguneses.
A data foi celebrada com exposições de arte, música e a abertura de alguns boxes que já estão prontos para receber o público.
Para a gestão municipal, o momento é de uma grande reconquista e com votos de que o Mercado Público permaneça com as portas para sempre abertas. “É um dia histórico para Laguna, estamos devolvendo a autoestima da nossa população, entregando este bem fantástico que é o Mercado Público Municipal. Estamos também resgatando valores, tradições e enaltecendo todo o potencial de Laguna. O mercado, além de gerar empregos e renda, ainda é um forte atrativo turístico para a cidade pela sua arquitetura e pela posição privilegiada à beira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos”, celebra o prefeito, Samir Ahmad.
O prédio, além de movimentar a economia local, também é um espaço para a valorização da arte e expressão cultural da região. Para a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Rocha, o Mercado Público será mais um ponto cultural disponível para os artistas locais mostrarem seus talentos, além da possibilidade de explorar ainda mais a gastronomia de Laguna.
Empreendedorismo
O prédio tem cerca de 90 metros de comprimento com 12 metros de avanço para a lagoa, ao lado das Docas, e seis metros ao lado direito, com dois decks para acompanhar o espetáculo do pôr do sol refletindo na água. Ao total, são 24 boxes disponíveis para a abertura econômica, sendo que alguns já estão em funcionamento e outros ainda estão passando por reformas que devem ser finalizadas em breve.
Para a empresária gaúcha, Nereide Sartori, proprietária de uma banca de produtos coloniais, abrir um negócio no Mercado Pùblico de Laguna também foi uma oportunidade de buscar mais qualidade de vida. “Eu e a minha família estamos morando aqui há um ano, viemos para cá por causa do mercado. Nós sempre passamos o verão aqui e quando abriu a licitação aproveitamos a oportunidade. Laguna está passando por uma fase de desenvolvimento econômico muito grande e queremos fazer parte deste momento”, conclui. Uma nova abertura de licitação está prevista para o dia 17 de janeiro.
Um sonho que vira realidade
Durante a reabertura do Mercado Público foi possível reconhecer a alegria, o encantamento e a emoção por parte de vários lagunenses que estavam com saudades de viver naquele espaço. E foi com lágrimas nos olhos, tentando conter a emoção, que a nativa de 25 anos, Roberta Guimarães, comemorou o retorno deste património tão querido. “Sempre sonhei que a minha cidade tivesse um Mercado Público valorizado como existe nos outros municípios. E estar aqui hoje, na beira do Cais, vivendo tudo isso é presenciar um sonho que se torna realidade”, comemora a moradora da Passagem da Barra.
Seja para os investidores, moradores, governo ou turistas, a reabertura do Mercado Público traz a Laguna o início de um novo ciclo repleto de prosperidades para o município e toda população. Parabéns, Laguna!
O horário de funcionamento oficial do mercado deve ser anunciado em breve.