Secretaria de Educação e Esportes atua em parceria com a APAE de Laguna
A Secretaria de Educação e Esportes de Laguna, em 2021, atuou em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Laguna (APAE), oportunizando serviços de atendimento a todos que integram a instituição com qualidade de vida quando se refere às pessoas com deficiência. Em regime de colaboração, o poder público municipal, por meio de um termo de fomento, disponibiliza alguns recursos para auxiliar no funcionamento da instituição filantrópica, que em 2022 completará 50 anos de fundação. “A nossa parceria garante a oportunidade de inclusão na sociedade através de terapias e acompanhamento psicossocial”, falou a secretária Juliana Fagundes de Carvalho Luz, e ainda destaca que “a história das APAEs em todo o país está intimamente associada à inclusão social que tanto almejamos”.
Juliana reforça que a APAE procura sempre aderir a novos projetos, a fim de disponibilizar aos moradores de Laguna a condição de passar por avaliação e acompanhamento, palestras e outras ações que visam multiplicar todo o trabalho desenvolvido pela instituição ao longo desses anos. E em 2021, promoveu espaço para discussão e troca de experiência entre professores da educação especial e ensino regular.
Cristine Guedes Paulino, Servidora da Secretaria de Educação e Esportes, diz que ” a APAE em nosso município significa a oportunidade da pessoa com deficiência ter a possibilidade de inclusão na sociedade e garantir qualidade de vida. Tenho o privilégio de fazer parte dessa família, devido ao meu filho ser aluno da instituição e poder testemunhar diariamente o grandioso trabalho desenvolvido por todos os profissionais e os colaboradores voluntários que fazem com que tudo aconteça”.
A APAE de Laguna é uma instituição sem fins lucrativos, que há 50 anos se dedica em defesa de direitos e prestação de serviços à pessoa com deficiência no município. Sendo responsável pela inclusão social em diversos níveis ao longo de sua história. E para comemorar os 50 anos de fundação lançou uma Cartilha com fotos de todos os trabalhos manuais confeccionados pelos alunos, no ano de 2021. Os professores da rede municipal de ensino estiveram presentes prestigiando o projeto.
Para visulizar a cartilha confira o catálogo das atividades abaixo.
Conheça a história de sua fundação
Fundada em 17 de outubro de 1972, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) teve como primeira presidente Haydeé Maya Monteiro.
Quanto ao local de sua sede, situada na avenida João Pinho, no bairro Mar Grosso, já foi sede do antigo aeroporto de Laguna, que já estava desativado e, cuja construção data de 1948.
A referida sede foi doada para a APAE, pelo prefeito de Laguna à época Francisco de Assis Soares. No período que antecedeu ao funcionamento, ou seja, de 1972 a 1975, a instituição legalizou sua documentação e buscou recursos para a recuperação do prédio.
Assim, precisamente no dia 12 de março de 1975, três anos após a fundação, a APAE iniciou as atividades de sua Unidade Escolar, que recebeu o nome de Escola Especial “Solar da Ternura”, cujo objetivo é proporcionar a pessoa com deficiência um programa educacional de qualidade.