Saúde reforça a importância das medidas de prevenção ao Covid-19
Esquema vacinal completo, máscara no rosto e muito álcool em gel nas mãos!
Mesmo após dois anos de pandemia, e com grande número de pessoas vacinadas em todo o mundo, a luta contra o novo coronavírus segue cada vez mais imprescindível para acabar com o vírus da Covid-19 e outras influenzas.
Em Laguna, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados de prevenção a Covid-19 devem ser mantidos por toda população. Sendo que as principais medidas de precaução seguem sendo o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.
A secretária de Saúde, Gabrielle Siqueira, alerta sobre a continuidade da prevenção para toda a população e, principalmente, aos vacinados. “Uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos deve continuar”, ressalta.
– Uso de máscara:
o uso correto e constante da máscara é fundamental para proteção pessoal e coletiva.
– Máscaras profissionais:
As máscaras PFF2 e N95 são as opções mais seguras do mercado. Se essa for a sua escolha, o indicado é ter mais de uma unidade e ir alternando o uso. A recomendação é deixar a máscara em local arejado e não utilizar a mesma no outro dia. Esse modelo não deve ser lavado nem higienizado com álcool. O ideal seria ter, ao menos, cinco unidades para ir utilizando ao longo de um mês.
– Máscaras de tecido:
Não use versões com bordados ou intervenções que perfurem o tecido, nem máscaras de lã, nem máscaras com válvulas. Bandanas, lenços e máscaras de acrílico também não são indicados, porque não garantem proteção.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras de tecido com três camadas, compostas da seguinte forma:
• uma camada interna de material absorvente, como algodão;
• uma camada intermediária de material não tecido, como polipropileno;
• uma camada externa de material não absorvente, como poliéster ou mistura de poliéster.
O modelo deve cobrir o nariz, a boca e o queixo e ser presa com elásticos. Se preferir, pode utilizar por cima uma máscara cirúrgica, o que, conforme o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), essa combinação protege em até 92% contra o coronavírus.
– Protetores faciais
Esses são complementares às máscaras. Não devem ser utilizados sozinhos.
Outras medidas
Além da escolha correta da máscara, é preciso manter constantemente a higienização das mãos. Se não for possível lavar com água e sabão, é importante utilizar álcool em gel 70%.
Não se esqueça de manter os ambientes arejados e de evitar aglomerações.
Fonte: SECOM Governo do Estado de SC