Primeiro dia de aula: alunos das unidades municipais de ensino retornam à escola com entusiasmo

Chegou o momento de rever os amigos! O ano escolar nas unidades de ensino do município de Laguna foi muito aguardado com o retorno das aulas presenciais. Hoje, 14 de fevereiro, gestores, professores e toda equipe de trabalho nas suas unidades escolares para trabalhar pela educação no município de Laguna.

 

 

A Secretaria de Educação e Esportes preparou todos os profissionais que atuam nas 21 unidades, gestores, equipe técnica e professores durante o período de recesso, com a Formação Continuada, através de atividades com profissionais da área da educação.

 

 

Susani Córdova Ramos, gestora da Escola de Educação Básica Custódio Floriano de Córdova, da comunidade de Passagem da Barra, falou sobre o primeiro dia na escola.

 

 

 

A escola está pronta para receber os alunos?

Susani – Está sim, e com novidades. A sala de informática recebeu a doação de um aparelho de ar condicionado, que já está sendo muito bem utilizada pelos alunos. E para este ano, com os projetos que a Secretaria de Educação vem oportunizando com novos projetos, este será um espaço ainda mais de conhecimento e experiência, já que as tecnologias estão bem alinhadas ao planejamento do professor e como processo de aprendizagem mais criativo.

 

 

 

E sobre as expectativas para esse ano letivo que está começando?

Susani – As expectativas são enormes, para este ano que mal começou e, tanta coisa já aconteceu, referente aos projetos que já estão acontecendo em nossa escola. Ter os alunos ativos e com voz dentro da comunidade escolar é o que cada vez mais buscamos. A palavra deste ano é união! União entre professores e equipe gestora para que juntos consigamos conquistar uma educação pública de qualidade que queremos e lutamos diariamente. Uma das maiores expectativas para o novo ano letivo é atualização do sistema Educaweb, onde os alunos e os pais poderão acompanhar as notas parciais e finais do aluno, relatórios individuais, e outras informações, incluindo o planejamento do professor.

 

 

 

Como foi a reação dos alunos no primeiro dia de aula?

Susani – Foi um misto de alegria e reencontro. Devemos lembrar que a pandemia afetou muito o vínculo com os alunos, mas foi necessário esse momento. E este ano, vamos continuar mantendo todos os cuidados sanitários.

 

 

 

Com as atividades retornando ao modo presencial, o que esperar do rendimento escolar, existem mudanças positivas?

Susani – Existem mudanças positivas sim. Com a pandemia podemos perceber uma grande mudança; tivemos que parar, e tivemos que escutar mais. O professor que soube ouvir e usar isso a seu favor, conseguiu desenvolver os seus objetivos em cada habilidade que ele pretendia alcançar com relação aos seus alunos. Um exemplo foi o nosso projeto ‘CustodioCast’ trabalhado com os alunos do 9º Ano em 2021. Esse projeto surgiu a partir de diálogos com o professor de Educação Física Philipe Guedes Mattos, onde foi criado o primeiro episódio sobre o tema “Ansiedade e depressão na adolescência”. Tivemos o apoio de psicólogo, que com seu profissionalismo colaborou com o processo durante esse período tão difícil.

 

 

 

Equipe gestora, o que esperar para o novo ano letivo?

Susani – Quanto ao retorno, após um ano que tivemos de alternância em grupos e aulas não presenciais, acredito que vamos trabalhar ainda mais para no processo de alfabetização e, com o apoio que vamos ter da Secretaria de Educação e Esportes – um deles, o projeto “Alfabetização 4.0” para capacitar ainda mais os professores do Pré-Escolar ao 9º Ano, e de fato colaborar com o que entendemos como alfabetização ao longo da vida.