Vistorias e Diálogos do Programa Trato por Laguna resultam em melhorias ambientais
Por meio de sua equipe local e das ações do Trato por Laguna, programa desenvolvido em uma parceria com a Prefeitura Municipal, a CASAN vem realizando uma série de melhorias no Sistema de Esgotamento Sanitário do município. O resultado pode ser observado, principalmente, na praia do Mar Grosso, onde o trabalho de vistorias e orientação já levou à regularizações de 727 imóveis.
Em um ano de programa, já foram realizadas mais de 6 mil vistorias no município, com a regularização de 1671 imóveis. Com isso, houve também uma redução significativa no fluxo de esgoto clandestino nas redes de drenagem. “Mesmo com a grande quantidade de visitantes nesta temporada, não registramos problemas de falta de água ou extravasamentos no sistema de esgotamento sanitário, o que é fundamental para os turistas e moradores”, destaca o chefe da agência local, Diego Medeiros.
Uma das principais irregularidades encontradas nas vistorias do programa Trato por Laguna é o direcionamento de água das chuvas para as redes de esgoto. Cerca de 18% dos imóveis vistoriados estão com ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial e esgoto.
Esse procedimento causa diversos prejuízos, como extravasamento de esgoto nas ruas em dias de chuva, retorno de esgoto em imóveis localizados em regiões mais baixas, além de prejuízos à ao processo de depuração na Estação de Tratamento, que não foi dimensionada para receber água da chuva.
Para reduzir essas ocorrências, as equipes realizam vistorias com teste de fumaça. “É uma técnica que usa fumaça que não causa qualquer problema aos moradores, mas nos ajuda a identificar essas ligações cruzadas entre a rede de esgotos e a rede de drenagem, permitindo correções e evitando assim eventos de extravasamento”, explica o chefe da agência.