Casan demole chaminé do emissário submarino no Mar Grosso

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) demoliu nesta sexta-feira (25) a torre de equilíbrio (chaminé) do emissário submarino, localizado na Praia do Mar Grosso. No local será colocada uma tampa, melhorando o visual da orla naquele ponto.

A chaminé foi retirada pois o emissário submarino foi desativado no ano passado, quando foi concluída a obra de redirecionamento da rede de esgoto daquela região para a Estação de Tratamento de Esgoto da Vila Vitória (ETE).

De acordo com o gerente da Casan em Laguna, Diego Medeiros, a estrutura estava sem função, por isso foi demolida, a pedido do Governo Municipal.

“Irá melhorar o visual para as futuras obras de revitalização da Orla do Mar Grosso”, salientou o Prefeito Samir Ahmad.

A Casan informou que a tubulação subterrânea do emissário submarino será mantida, como opção secundária em caso de problemas com o direcionamento para a ETE.

Construído em 1988, a estrutura tinha 11 metros de altura e era localizada próximo ao terceiro posto guarda-vidas. Durante os últimos anos, se tornou o ícone dos transbordamentos de esgoto no Mar Grosso, fato provocado pelos entupimentos recorrentes dos encanamentos. Antes do redirecionamento, o esgoto era bombeado até a torre que servia para evitar a entrada de ar na tubulação e dar pressão para o despejo do esgoto pelo emissário, a 12 metros de profundidade e 1,5 mil metros mar adentro, com vazão de 40 litros por segundo.