Educação promove encontro de socialização e troca de experiências para professores da Educação Infantil

Em torno de 70 profissionais docentes das creches municipais se reuniram em um encontro de socialização e troca de experiências, retomando orientações e conceitos previstos no Currículo Base do Território Catarinense- CBTC.



Uma situação que se destacou foi o repetitivo relato das dificuldades apresentadas pelas crianças em desenvolver práticas do cotidiano, que tem relação com o extenso período de isolamento imposto pela pandemia da COVID-19, que não permitiu que as ações coletivas e presenciais fossem desenvolvidas no ambiente escolar.



A formadora Edna Soares, profissional atuante na Secretaria de Educação, destaca que “a tecnologia veio para agregar às práticas pedagógicas, contudo, conceitos e ações básicas precisam também fazer parte do planejamento pedagógico. Precisamos nos atentarmos das minúcias do cotidiano presente no espaço de convivência infantil, tanto na escola quanto em casa, visto que devem ser rotinas integradas para melhor atender a essa faixa etária de crianças.”



O encontro foi marcado pela emoção do reencontro de colegas de profissão que até então estavam também impedidas devido à pandemia de se reencontrarem presencialmente, e para tanto, se promoveu uma atividade de dança circular na praça da Igreja Matriz.


O ato que simbolizou o agradecimento à vida emocionou os participantes, e segundo a formadora, Professora Tania Preuss, “essa dança fez parte de um ritual que trouxe pra nós o sentimento de retomada e agradecimento pela saúde. A experiência foi única e será repetida em outros encontros”.


Os encontros acontecem conforme programação prévia e faz parte da Semana de Formação Continuada na Escola.