Plano de Trabalho de Pequenos Reparos garante melhoria nos espaços físicos em 17 escolas e creches municipais

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna, desde 2021, vem desenvolvendo programa inovador de manutenção das escolas e creches municipais, prevendo ações voltadas aos reparos de baixa intervenção que se fazem necessários na compensação dos desgastes relacionados ao uso rotineiro dos espaços das unidades municipais de ensino.

Foram desenvolvidos ações em 17 unidades das 21 escolas e creches municipais, com reparo na pintura, manutenção nas superfícies das paredes, troca de torneiras, troca e reposição de lâmpadas e manutenção nos telhados e cobertura em geral.

Os profissionais da equipe de manutenção, por meio de orientação da coordenadora Cinara de Souza, são designados às ações conforme planejamento de trabalhos e levantamento de prioridades. Segundo a Senhora Cinara, “todas as unidades merecem a atenção da nossa equipe de manutenção, foi muito tempo sem esse apoio que está sendo dado pela própria secretaria. Sabemos que é um trabalho que não pode parar, pois a manutenção das escolas e creches deve ser como das nossas casas, exigindo atenção constante e um olhar humanizado aos espaços, que devem ser acolhedores e organizados”.

A relação de itens entregues para as unidades de ensino a partir da elaboração do PTPR são provenientes de processo licitatório, e excepcionalmente decorre de compra direta quando não se trata de material de uso comum.

A Secretária de Educação e Esportes de Laguna, Juliana Fagundes de Carvalho Luz, destaca ainda que, “minha experiência na gestão escolar mostrou o quanto precisamos dar atenção as estruturas escolas, por muito tempo tivemos salas as escuras por falta de lâmpadas, e não admito que isso volte a acontecer na nossa gestão”.