Educação divulga o resultado das unidades de ensino finalistas no Concurso “Os Chefs da Escola”

Mais que um concurso, “Os Chefs da Escola” movimentou nesses últimos 2 meses escolas e creches municipais em busca de novos talentos “miúdos” da cozinha, como também trouxe à tona o reconhecimento profissional para aqueles que todos os dias dedicam suas horas de trabalho ao preparo de deliciosos pratos a serem servidos aos alunos da rede municipal.

Tendo como público alvo os alunos das turmas da pré-escola e do 1º ano do ensino fundamental, como também os profissionais responsáveis pela manipulação de alimentos, o Edital de Concurso nº 01/2022 teve como principal objetivo oportunizar vivências e experiências relacionadas à alimentação saudável nas Unidades Municipais de Ensino.

As inscrições aconteceram no período de 15/05/2022 a 24/06/2022 e foram feitas por meio de uma ficha que já definiu o coordenador da equipe, o chef mirim e o chef de cozinha.

Puderam participar todas as unidades municipais de ensino, as quais apresentaram na 2ª etapa do concurso os pratos elaborados e preparados pelos concorrentes, atentando se aos seguintes quesitos avaliativos verificados pelas 3 (três) nutricionistas e uma merendeira atuante no Departamento de Alimentação Escolar:

a) valor nutricional e energético adequado: será calculado o valor nutricional e energético de cada ingrediente e o do conjunto apresentado no prato, tendo como referência o ideal para a faixa etária da idade das crianças participantes, tanto para o prato apresentado pelo chef mirim quanto pelo chef de cozinha.

Pontuação:

100 – Os pratos estão “Mega legais!” (totalmente adequados).

75 – Os pratos estão “Muito legais!” (parcialmente adequados).

50 – Os pratos estão “Legais” (precisam melhorar nutricionalmente).

b) ludicidade e criatividade: será calculado pelo número de cores apresentados (devendo ter no mínimo 3 cores) e pela identificação da figura representada de maneira nítida.

Pontuação:

100 – Os pratos podem ser “Que Topzera!” (atendeu totalmente aos requisitos)

75 – Os pratos podem ser “Que Show!” (atendeu parcialmente a todos os requisitos)

50 – Os pratos podem ser “Que Massa!” (atendeu parcialmente a um dos requisitos)

c) dinâmica de execução: corresponde ao cumprimento do cronograma do concurso.

Pontuação:

100 – Cumpriu os prazos das 2 etapas.

50 – Cumpriu o prazo de apenas 1 etapa.

d) relação com a sustentabilidade: será calculado observando o aproveitamento integral do alimento orgânico (incluindo folhas, talos, cascas), de forma a estimular a redução de resíduos.

Pontuação:

100 – Os pratos podem ser “Usou tudinho” (aproveitamento integral de, no mínimo, dois alimentos orgânicos).

75 – Os pratos podem ser “Usou um monte” (aproveitamento integral de um alimento orgânico).

50 – Os pratos podem ser “Fez lixinho”. (aproveitamento parcial de todos os alimentos orgânicos escolhidos)

Conforme verificação da equipe técnica avaliadora dos pratos, ficaram assim definidas as unidades participantes da grande final:

1º Lugar: Centro de Educação Infantil Padre Augustinho – Progresso

2ª Lugar: Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes (CAIC) – Portinho

3º Lugar: Centro de Educação Infantil Pica-Pau Amarelo – Farol de Santa Marta

A grande final acontecerá no dia 17 de agosto de 2022, no refeitório do CEI do Bairro Progresso, no bairro Esperança, e contará com a participação de renomados chefs de cozinha da cidade, que julgarão os pratos finalistas e consagrarão o “chef mirim” e o “chef de cozinha” campeões.

Saiba mais sobre o Concurso “Os Chefs da Escola”:

Link do Edital Concurso SEDUC nº 01/2022 <https://docs.google.com/document/d/1ToMKENu5-zTegtG86OrsLsd_qGnYgxyi8-XK2ASFCNA/edit?usp=sharing>