Festival Náutico de Laguna encerra após dois dias de competições

Foram dias agitados na lagoa Santo Antônio dos Anjos. Durante este fim de semana aconteceu a segunda edição do Festival Náutico de Laguna.

A competição em regatas reuniu 52 atletas de todo o Sul do país para concorrer em 11 modalidades distintas. Um dos destaques do evento foi o atleta mirim Ícaro Cabral Munhoz de apenas 9 anos que ficou em 1º lugar pela modalidade Optmist Estreante. “Foi muito legal e uma experiência muito boa. Quero participar outras vezes”, diz.

As mulheres também tiveram visibilidade na competição, pelo segundo ano participando do festival, Emely Bonacolsi conquistou o 1º lugar pela categoria Dingue. “A sensação de velejar é maravilhosa, um esporte que deveria ser mais incentivado. Parabéns a Prefeitura de Laguna por promover este evento tão incrível”, ressalta.

O espetáculo protagonizado pelas embarcações que coloriram a lagoa também ficou marcado pela participação de nomes experientes do esporte. O velejador Adam Max Mayerle, 1º lugar na classe Hobie Cat 14, já competiu em torneios em países como França, Holanda, Alemanha e Itália. “Participo de torneios há 17 anos, mas em Laguna é a primeira vez. O festival tem raias muito legais e este apoio da prefeitura e da federação é muito importante para o esporte, queremos voltar ano que vem”, destaca.

O festival distribuiu prêmios em dinheiro aos ganhadores, além de troféu e brindes a todos os competidores. O Secretário de Comunicação Romulo Camilo explica que a realização do evento só foi possível através de parceira da Prefeitura com empresas privadas. “A administração municipal tem a função de organizar e divulgar o evento, enquanto ao patrocínio de empresas entram num papel fundamental com as distribuições de prêmios valorizando ainda mais o evento”, esclarece.

O Festival Náutico também movimenta o comércio do Mercado Público que abrigou o evento e toda rede hoteleira da região. De acordo com o secretário de Turismo Mello Júnior, mais de 100 hospedagens foram reservadas em Laguna neste final de semana. “O evento trouxe um impacto econômico para todos os setores, principalmente para a valorização da rota gastronômica e hoteleira do município”, conclui.

Para o próximo ano, a organização do evento ainda quer realizar a primeira Feira Náutica de Laguna e ainda mais barcos participando do campeonato.

Confira a lista dos ganhadores:

Optmist:

1º lugar – Icaro Munhoz