Proibidos em Laguna, fogos de artifício com barulho são prejudiciais aos animais e a pessoas com autismo
Em 2021, a Prefeitura sancionou uma Lei que proíbe a queima de fogos de artifícios barulhentos em eventos públicos e privados. De acordo com a legislação, o regulamento visa proteger animais, pessoas com autismo e outros grupos que sofrem com o barulho.
Em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, o sons dos estrondos e das bombas podem provocar crises de pânico, choro e instabilidade emocional devido a hipersensibilidade a sons.
O mesmo para os cães que, se comparado a humanos, podem detectar sons quatro vezes mais distantes. Por esse motivo, a queima de fogos com barulho pode tornar-se um momento de desespero e descontrole para os animais.
A norma também prevê multa de até R$ 1,035,25 a infratores que soltarem fogos com estampidos de efeitos sonoros ruidosos. As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelo 153. Nos ultimo fim de semana, acusações de manuseio indevido dos artefatos foram recebidos pela Gerência de Bem Estar Animal (fotos e videos) e encaminhados para a Fundação Lagunense do Meio Ambiente e Guarda Municipal para apuração e atendimento dos procedimentos legais.
Como proteger os animais em casos de fogos de artifícios?
– Evite deixar o animal sozinho
– Deixe-o seguro, dê carinho ou um petisco para que ele se sinta protegido e associe aquele barulho a algo que não seja estressante
– Prepara seu animal antes
Como proteger as crianças em casos de fogos de artifícios?
– Equipamentos contra ruído como fones de ouvido
– Espaços protetores de espuma antirruído
– Fique dentro de casa
– Explique o que está acontecendo
– Peça aos seus vizinhos compreensão para não soltar os fogos de artifício