Udesc, Associação de Surf e outras entidades participam de ação ambiental na praia do Mar Grosso

Em atividade pelos projetos de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e pelo Projeto Dunas do Molhe, a Prefeitura, juntamente com a UDESC, a Associação de Surf de Laguna e demais instituições, realizaram na tarde deste sábado (2), uma ação de limpezas na praia do Mar Grosso. Toda comunidade pode participar e contribuir com o mutirão de limpeza.

 

 


A operação faz parte das ações de educação ambiental, no qual tem o objetivo de ensinar sobre impactos ambientais e conscientizar sobre a importância da preservação.

 

 



Sobre os projetos:

 

 



O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.




O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

 

 



Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!





Projeto Dunas

 

 



Os Molhes da Barra do Mar Grosso e seu entorno estão entre os atrativos turísticos e locais com boa qualidade de vida mais procurados e valorizados de Laguna, devido às suas características e belezas naturais. As dunas frontais vegetadas dos Molhes acabam prestando diversos serviços ambientais de forma natural para o local, coibindo o acúmulo de areia na praça Seival, protegendo a praça e a sede da ASL contra ressacas do mar, estabilizando a linha da costa, abastecendo a bancada de surf com areia para gerar boas ondas e servindo de habitat para diversas espécies da flora e da fauna marinha. Desta maneira, nada mais coerente do que a sociedade cuidar deste ecossistema, aplicando esforços para a preservação destes serviços ambientais.

 

 



Sendo o objetivo do projeto em delimitar a área, instalar estruturas de cercamento e de sinalização; realizar a limpeza da área do Projeto; produzir conteúdo de mídia para divulgar o Projeto e ampliar os efeitos de sensibilização, conscientização e educação ambiental na sociedade e Consolidar e expandir territorialmente os efeitos benéficos da aplicação deste Projeto Piloto.

 

 



A ação foi realizada entre as entidades de Associação de Surf de Laguna (ASL), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Campus Laguna Fundação Lagunense de Meio Ambiente (FLAMA), Associação dos Amigos e Moradores dos Molhes da Barra (AMMB), Prefeitura de Laguna (Secretaria Municipal de Turismo e Lazer), Circuito Surf Talentos Oceano (Swell Eventos), Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e ONG Eco Local Brasil Universipraias (por meio de Medida Compensatória).