Galeria Municipal de Artes será inaugurada e homenageará Richard Calil Bulos
O Mercado Público de Laguna ganhará na próxima sexta-feira, 10, um novo espaço cultural com a inauguração da Galeria Municipal de Artes Richard Calil Bulos, o Chachá.
Segundo a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Almeida da Rocha, “é a realização de um sonho, principalmente para a cultura lagunense. Poder homenagear Chachá (in memoriam) é poder contribuir com a valorização de quem deixou um legado e que nunca deve ser esquecido.”
O evento está marcado para ocorrer às 19h, na parte superior do Mercado. Na oportunidade, deve ser lançado o edital com todos os regramentos para a utilização e exposição no espaço.
Chachá
Richard Calil Bulos, ou simplesmente Chachá, nasceu em 1935, no dia 6 de outubro, no Rio de Janeiro. Estabeleceu sua infância em Laguna, cidade que serviu de inspirações para seus quadros. Foi pintor, cronista e comunicador.
Das suas diferentes raízes surgiu uma mistura sensível que resultou na sua paleta para dar à luz as paisagens e personagens típicos capturadas pela sua alma boemia, técnica conhecida como naif.
Gostava de pintar em acrílico sobre papelão e tela. Também participou de muitas exposições coletivas e individuais no Brasil e em outros países, com em Genebra, na Suíça.
Fundou jornais como Camboim (1971), A Voz da Laguna (1981), O Palanque (1986), O Diabo (1993) e O Correio (1995), além de ter colaborado com veículos como O Renovador e Semanário de Notícias. Foi ainda cronista nas emissoras de rádio e um dos primeiros assessores de imprensa da prefeitura, entre os anos 70 e 80.
Faleceu no ano de 2007, em Laguna.