Atendimento educacional especializado passa a ser oferecido em todas as escolas municipais

O Departamento de Inclusão Escolar da Secretaria de Educação e Esportes deu início aos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) aos alunos da Rede Municipal de Ensino, garantindo a eles a acessibilidade às salas de recursos multifuncionais.

 


Esse locais onde acontecem os atendimentos individuais, antes eram centralizados em cinco polos de atendimento. Este ano foram reestruturados e descentralizados, passando a estar inseridos dentro de todas as Unidades Escolares da Rede Municipal. “Os alunos não necessitam mais se deslocar de suas escolas para receber o atendimento, favorecendo principalmente, os que residem nas localidades mais distantes”, explica a Psicopedagoga do Departamento de Inclusão, Amanda Lacava.

 


O atendimento especial, tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

 


Diante disso, a secretaria garantindo promoção da inclusão e o desenvolvimento de seus alunos, ampliou nesses últimos anos os atendimentos não somente às crianças que possuem laudo, público alvo da educação especial como preconiza as Diretrizes Do Ministério da Educação quanto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas a todos os alunos que apresentam dificuldade e/ou transtorno de aprendizagem desde berçário até o 9º ano.

 

 

Os professores do AEE possuem como atribuição o atendimento individual aos alunos em contra turno, bem como acompanhar, orientar e auxiliar nas práticas escolares, garantindo uma eficaz inclusão e aprendizagem.

 

 

“Pensar na inclusão, é também pensar na efetiva acessibilidade e no compromisso de fazer uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva em toda sua dimensão”, acrescenta a psicopedagoga.

 

 


Plano Educacional Individualizado:

 

 

A Secretaria de Educação e Esportes tem promovido uma série de ações para garantir uma melhor efetivação das políticas educacionais voltadas ao público alvo da educação especial. Além da publicação da Politica Municipal de Educação Especial no de 2022, marco para Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, que amplia o público alvo também para as crianças com TDAH, superior ao que a legislação determina, foi implementando no ano de 2023 o Plano Educacional Individualizado, instrumento norteador de todas as práticas dos professores auxiliares na atuação com alunos da educação especial e inclusiva juntamente com a distribuição de materiais escolares acessíveis de acordo com a necessidade individual de cada criança e a inovação nos atendimentos educacionais individualizados.