Sepagri inicia segunda etapa de limpeza mecanizada em Ribeirão Grande

A Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) iniciou nessa semana a segunda fase de limpeza do rio que corta a comunidade de Ribeirão Grande. Essa etapa é mais complexa, pois boa parte da limpeza precisa ser manual, considerando que a escavadeira não consegue acessar alguns locais solicitados e autorizados para realizar a ação.

 

Cerca de 450 metros de extensão de limpeza serão finalizados ainda essa semana, porém, em alguns pontos os serviços não serão possíveis pela dificuldade de acesso.

 

A limpeza do rio era um antigo pedido da comunidade, já que há muito tempo os moradores sofriam com problemas de assoreamento, além disso, a intervenção é necessária, pois, o acúmulo desses sedimentos promove represamento das águas, o que faz com que em dias de chuvas e enxurradas, aconteça o transbordamento dos rios e cachoeira, ocasionando problemas e colocando a população da comunidade em risco.

 

Ribeirão Pequeno

 

A Sepagri ainda realizou esta semana melhorias na comunidade de Ribeirão Pequeno.

 

Foi executada limpeza e restabelecimento em parte do talude concluído, após a execução da limpeza mecanizada, que aconteceu no fim do ano de 2022, na cachoeira que corta a comunidade. A solicitação veio através de moradores, após a ocorrência de intempéries climáticos.

 

Segundo a pasta, na comunidade foram realizados 970 metros de extensão de limpeza mecanizada.

 

Entenda

 

A solicitação foi realizada em dezembro de 2021 após a emissão do parecer técnico da Defesa Civil do Estado, o qual em suas conclusões apontou a necessidade de intervenção urgente para a mitigação de risco e restabelecimento de segurança para residentes e transeuntes nas comunidades do Distrito de Ribeirão Pequeno.

 

A emissão de autorização ambiental foi emitida no dia 11 de janeiro de 2022 pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), após a conclusão do estudo ambiental emitido pela Sepagri. Posteriormente, no mesmo mês, o serviço de limpeza mecanizada teve início, com limpeza de rios nas comunidades de Parobé, Ribeirão Pequeno, Ribeirão Grande e Madre.

 

Ao todo durante o ano de 2022 foram realizados cerca de 5 quilômetros de extensão de limpeza mecanizada nas comunidades. Para finalizar, será realizada também a limpeza e o desassoreamento no rio da comunidade do Bananal numa extensão de 93 metros.