Covid-19: vacina bivalente é ampliada para todos acima de 18 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 24, a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade.

O comunicado foi emitido através da Nota Técnica Nº 30-2023, encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde pelo setor de imunização da Regional de Saúde.

Segundo a nota, pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem “o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país”.

Bivalente

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a vacina bivalente passou a ser liberada também para pessoas com comorbidade a partir de 12 anos de idade no grupo de público prioritário, além de toda população acima de 18 anos de idade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para receber a dose, é necessário já ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes e ter intervalo mínimo de 4 meses desde a última dose.

Segundo a nota técnica nº 17/2023, a relação de comorbidades elencadas para vacinação com a vacina bivalente:

• Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênita no adulto
  • Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar
  • Diabetes mellitus
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
  • Doença hepática crônica
  • Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
  • Doença renal crônica
  • Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão arterial estágio 3
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
  • Insuficiência cardíaca (IC)
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Obesidade mórbida
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
  • Síndromes coronarianas
  • Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas
  • Valvopatias

A vacina bivalente, com campanha iniciada em 27 de fevereiro e que já abrange outras fases e grupos, devido à baixa procura pelo imunizante, segue liberada para pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, as doses estão disponíveis para pacientes imunossuprimidos com comprovação médica, gestantes com autorização médica e 120 dias após a última dose, puérperas com período de até 45 dias após o parto (se estiver amamentando levar autorização médica), profissional de saúde com a comprovação do vínculo de trabalho, pessoas portadoras de deficiência permanente, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com comorbidades e agora também para toda população acima de 18 anos de idade.

A pasta ainda lembra que segue com a aplicação da vacina monovalente contra Covid para outros grupos:  crianças de seis meses a dois anos com a vacina Pfizer Baby agora também disponível nas terças-feiras na sala de vacina do Mar Grosso; 1ª, 2ª doses e reforços para outras faixas etárias.

As unidades atendem das 08h às 11h e das 13h às 16h. A dose bivalente se trata de uma dose de reforço, portanto, o esquema primário (1ª e 2ª dose) devem estar completos, e o tempo de quatro meses de intervalo entre cada aplicação deve ser respeitado.

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vulnerável.

Locais e horários para aplicação de Vacina contra Covid 19:

Sala de vacina Portinho: segunda-feira para pacientes a partir 12 anos

Quarta-feira: crianças de 6 meses a 11 anos

Sala de vacina Ribeirão Pequeno: segunda-feira para pacientes a partir 12 ano

Sala de vacina Campo de Fora: terça-feira para pacientes a partir 12 anos

Sala de vacina Cabeçuda, Esperança e Passagem da Barra: quarta-feira: para pacientes a partir 12 anos

Sala de vacina Mar Grosso: terça-feira para crianças de 6 meses a 11 anos e quinta-feira para pacientes a partir 12 anos

Sala de vacina Progresso e Magalhães: sexta-feira para pacientes a partir 12 anos.

Vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), disponível para todos os grupos prioritários

A imunização ofertada é a trivalente, eficaz contra as cepas da H1N1, H3N2 e tipo B e será aplicada até 31 de maio. As unidades atendem das 08h às 11h e das 13h às 16h.

A secretária municipal de Saúde Silvana Vieira, reforça a importância da vacinação contra a gripe. “É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se protejam dos vírus da influenza. A vacina evita complicações reduzindo o número de internações e óbito em decorrência de infecções causadas pelos vírus”, alerta a secretária.