Defesa Civil e Assistência Social organizam estratégia para impactos do ciclone extratropical

O Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil, definiu nesta quarta-feira (14) estratégias para minimizar o impacto para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades em áreas de risco com a previsão do ciclone que se aproxima do litoral catarinense, especialmente no sul a partir desta quinta-feira (15).

A Secretaria de Assistência Social oferecerá apoio às pessoas em situação de rua, com um plano de ação para abrigar quem precisar.

A Defesa Civil do Município estará de plantão e oferecendo suporte com materiais de apoio, deslocamentos e abrigamento de desalojados, se houver.

“Estamos com uma equipe de busca, local para abrigar as pessoas, alimentação (marmitas) e kits compostos por cobertor e produtos de higiene pessoal”, disse a Secretária de Assistência Social, Fernanda Nobre. 

A partir de amanhã, 15, às 7h da manhã as duas secretarias, Assistência Social e Defesa Civil, estarão de plantão intensificado.

Telefone de plantão é o (48) 99660-1054 (whatsapp) Defesa Civil / 153 Guarda Municipal.

Abrigo provisório: ação compartilhada entre Defesa Civil e Assistência Social

A ativação do abrigo provisório é uma ação compartilhada entre a Defesa Civil e a Assistência Social. A Defesa Civil com a competência para a emissão de alertas de emergência, calamidade pública e emergências climáticas. À Assistência Social compete à gestão/coordenação do abrigo.

Ciclone chegará forte no sul a partir de quinta-feira (15)

Entre a madrugada e o início da tarde de quinta-feira (15), a formação de um ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina intensifica esta condição no norte do estado, onde são esperados acumulados entre 100 e 150 mm no período.

Ao longo da quinta-feira, o ciclone se desloca para sul, provocando chuvas na Grande Florianópolis e sul do estado. Entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm que pontualmente podem superar estes valores.

O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos pontuais.

Em caso de emergência, acione a Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil Municipal pelo 99660-1054 (WhatsApp), o telefone funciona 24h e pode ser acionado pelo WhatsApp.

banner defesa civil emergencia
Secom/PML