Inverno inicia nesta quarta-feira; Assistência Social intensifica ações no período
Depois de um outono com temperaturas acima da média em Santa Catarina, com uma pequena amostra de frio especialmente no mês de junho, os catarinenses querem saber se o frio vem para ficar neste inverno.
A temporada mais fria do ano começa nesta quarta-feira, 21, às 11h58 no Hemisfério Sul, e segundo a Epagri/Ciram, deve ser mais quente do que o normal, o que não quer dizer que não teremos alguns períodos de frio significativo com temperatura próxima de zero grau e negativa, com formação de geada ampla e até neve, em casos associados a umidade, nas áreas altas do Estado.
No entanto, neste ano, as massas de ar frio devem ter rápido deslocamento pelo Sul do Brasil, deixando os períodos de frio mais curtos (1 a 3 dias), alternando por períodos mais aquecidos, por influência do fenômeno El Niño que deve configurar na estação e também possíveis bloqueios atmosféricos.
Em relação a chuva, a expectativa é de aumento em todo o estado, com totais mais elevados, resultando em chuva próxima e acima da média climatológica, lembrando que o inverno é a estação mais seca do ano.
São esperados períodos de chuva frequente, que podem elevar os totais mensais, mas também devem ocorrer períodos com pouca chuva no Estado.
Assistência Social
As ações da Secretaria da Assistência Social e Habitação com as pessoas em situação de rua são intensificadas sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 10ºC, seguindo determinação da Defesa Civil do Estado, com cadastramento, atualização cadastral, alimentação, abrigamento, além de outros procedimentos diversos, entre os quais, encaminhamentos para saúde, emissão de documentos, concessão de benefícios como abrigamento, alimentação e passagem para local de origem.
No último final de semana, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com o apoio da Guarda Municipal (GML) e Defesa Civil realizaram busca ativa, ofertando abrigamento às pessoas em situação de rua que aceitaram o atendimento e a concessão de cobertores para as que não aceitarem, além de alimentação. Assista aqui.
Os trabalhos ocorrem em pontos já atendidos pela Assistência Social, como praças, rodoviária, abrigo de passageiros e imóveis abandonados com o trabalho de orientação e conscientização para que estes moradores aceitem o acolhimento institucional.
A pasta lembra que, cada cidadão abordado, para acessar aos benefícios, precisa aceitar os serviços ofertados durante a abordagem e a ação.
Campanha do Agasalho 2023
A Fundação Irmã Vera (FIV) deu início em abril a Campanha do Agasalho 2023, em Laguna.
Com o slogan ‘Colheita do Bem. Seu amor acolhe quem precisa’, são aceitos roupas, calçados, material de higiene, roupas de cama, travesseiros, cobertores e toalhas de banho.
No próximo dia 27 de junho, ocorre o Dia D, Bazar Solidário, entre 8h e 19h, com doação de roupas para pessoas em vulnerabilidade social.
Os interessados em doar ou receber doações podem procurar a sede da fundação, na rua Barão do Rio Branco, 107, no Centro Histórico. Outras informações pelo telefone (48) 98470-4407.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil alerta a população em dias de temperaturas baixas no estado. Para enfrentar esta situação existem diversas recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco.
São pequenos cuidados que fazem a diferença, tanto para a autoproteção, quanto para proteger quem mais amamos. A recomendação nestes dias mais frios é reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais, assim é recomendado que sejam abrigados durante a noite.
É importante se manter aquecido, mas também evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa. Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras ou causar a morte devido a inalação de monóxido de carbono.
Não esqueça de beber bastante água e mantenha a pele hidratada, especialmente mãos, pés, rosto e lábios. Reforce os cuidados com a higiene das mãos e evitar locais fechados com muitas pessoas aglomeradas.
Ao conduzir veículos nas regiões de serra reforce a atenção nas rodovias em função do risco de formação de gelo na pista. Viaje apenas com a confirmação de reserva em hotéis ou pousadas. Utilize agasalhos adequados para não sofrer o risco de hipotermia. Use e abuse de acessórios para proteger as extremidades do corpo, como luvas, gorros, meias e cachecóis.
Na hora das refeições dê preferência a sopas e um chá quente pode ajudar a enfrentar o frio. Mas não esqueça de consumir frutas e vegetais, pois o consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar as infecções típicas da estação.
Proteja tubulações de água que não estejam enterradas e equipamentos descobertos. A proteção pode ser feita com papelão, jornais, plásticos ou lonas, isso minimiza a probabilidade de congelamento da água nos canos. A mesma ação pode ser utilizada nos hidrômetros para reduzir as chances de ruptura do equipamento.
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, acione a Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil Municipal pelo 99660-1054, o telefone funciona 24h e pode ser acionado pelo WhatsApp.