Secretaria de Turismo oferece orientações sobre o Cadastur

A Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Turismo e Lazer dará orientações sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, nesta quarta-feira, 19.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. A finalidade principal deste documento é orientar turistas e viajantes, quanto a qualidade dos serviços prestados.

A intenção da Secretaria de Turismo é promover ao longo do dia um trabalho de auxílio à todos do trade turístico de Laguna para que façam o cadastro no sistema, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

“Teremos uma equipe especializada de forma virtual pelo Cadastur para expor a importância do cadastro turístico do município”, destaca o secretário municipal de Turismo, Mário Bongiolo.

Neste dia 19, a equipe da Secretaria de Turismo e Lazer estará disponível para fazer o cadastro, entre 13h e 19h.

“Acreditamos que a parceria entre a CDL, Acil, Sindilojas, o Portal de Turismo de Laguna e o Cadastur será fundamental para promover nossa cidade como um destino turístico de qualidade, impulsionando o comércio local e proporcionando uma experiência memorável aos visitantes”, finaliza Bongiolo.

Benefícios às empresas cadastradas:
1. Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;
2. Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;
3. Incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal;
4. Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;
5. Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

O Cadastur é uma ferramenta fundamental para fortalecer a credibilidade do setor de turismo e proporcionar uma melhor experiência aos turistas que visitam nossa cidade. Podem se cadastrar em diferentes categorias, incluindo:
1. Agências de Turismo;
2. Meios de Hospedagem;
3. Transportadoras Turísticas;
4. Parques Temáticos;
5. Guias de Turismo;
6. Acampamentos Turísticos;
7. Organizadora de Eventos;
8. Casas de Espetáculo e Equipamentos de Animação Turística;
9. Serviços de Infraestrutura para Eventos;
10. Centro de Convenções;
11. Locadoras de veículos para turistas;
12. Prestadores Especializados em Segmentos Turísticos;
13. Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares;
14. Marinas e Empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à Pesca Desportiva;
15. Equipamentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos.Através do Cadastur, sua empresa terá uma presença oficial no setor de turismo e estará apta a usufruir de diversos benefícios oferecidos pelo Ministério do Turismo. Para realizar o cadastro, recomendamos acessar o site do Cadastur e seguir as instruções fornecidas.

O que é o Cadastur

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.