Bem Estar Animal reforça os cuidados com os pets nos dias quentes de verão
O Bem Estar Animal, em parceria com a Secretaria de Comunicação, criou uma campanha para reforçar os cuidados com os pets nos dias de sol e calor intenso.
Saiba como agir para proteger e garantir o bem-estar dos nossos amigos de patas:
1 – Mantenha seu pet sempre hidratado
É importante manter seu pet hidratado durante todo o dia, sempre com água limpa, fresca e disponível. Para isso, pode-se aumentar o número de bebedouros pela casa e até dispor de modelos que tenham movimento de água para estimular a ingestão e consumo, principalmente de gatos. Em dias muito quentes pode-se apostar em cubos de gelo na água ou picolés preparados com sachês e frutas.
2 – Utilize filtro solar nos pets
É importante utilizar filtro solar específico para os pets, principalmente nos animais de pelo curto, pelagem branca e mucosas claras. Sempre aplicar o produto antes de sair ao sol, principalmente nas regiões mais desprovidas de pelos, como áreas próximas aos olhos, orelhas e focinho, e também no abdômen, pois ele auxilia a diminuir os riscos de dermatite e queimaduras, além de prevenir câncer de pele.
3- Não deixe a ração exposta ao sol
Deve-se fornecer uma ração com bons nutrientes e se possível, recolher após a alimentação, evitando deixar o alimento exposto ao tempo, pois o sol e o calor podem levar ao processo de oxidação, e com isso, ocasionar danos à saúde gastrointestinal do animal de estimação.
4 – Atenção a pulgas e carrapatos
Em épocas quentes e úmidas, a incidência de pulgas e carrapatos torna-se mais comum e, com isso, aumentam as doenças por eles transmitidas. Por isso, mantenha em dia o plano de prevenção de ectoparasitas do seu pet. Além disso, a prevenção de endoparasitas também é de extrema importância, por isso a utilização de vermífugos é indispensável, para auxiliar na manutenção da saúde dos animais de estimação.
5- Nunca deixe seus pets sozinhos no carro
Nunca deixe os pets sozinhos dentro do carro, nem pelo menor tempo que for, pois a temperatura de dentro do carro pode subir rapidamente, mesmo que esteja com os vidros abertos ou ar condicionado ligado.
6 – Dê banhos regulares e mantenha seu pet tosado
Adote uma rotina de banhos regulares para o seu pet e mantenha-o tosado, mas tendo sempre o cuidado para controlar o comprimento dos pelos, evitando exageros, pois o pet pode ter queimaduras solares em algumas regiões se não tiver a proteção adequada.
7 – Evite passeios e exercícios nos períodos mais quentes do dia
Recomenda-se que, nos dias quentes os passeios e a prática de exercícios sejam realizados nos períodos mais frescos do dia, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde, evitando os horários entre as 10h e 17h. Além disso, dê preferência para locais que possuam sombra, árvores e piso de grama – que não esquenta tão rapidamente quanto os pisos de concreto e asfalto. É sempre importante lembrar que as patas dos pets são altamente sensíveis e podem esquentar rapidamente, o que pode levar a formação de machucados e lesões.
8- Mantenha a casinha do seu animal em local com sombra ou ventilado
É importante deixar sempre o local de descanso, água e comida disponíveis aos pets, acondicionadas à sombra. Deixar um ventilador ou ar condicionado ligado ou até mesmo uma fresta da janela aberta são medidas importantes para manter uma boa ventilação e troca de calor do ambiente.