Laguna recebe 2° Mostra Itinerante da Diversidade neste domingo (17)
Laguna recebe, neste domingo (17), a 2ª Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina. A programação gratuita será divididas em dois momentos.
O primeiro momento será realizado na Casa Izia, a partir das 15h, com uma oficina de produção cultural LGBTQIAPN+ que visa capacitar agentes culturais sobre o que é a cultura LGBTQIAPN+, como acessar as políticas públicas e como realizar projetos de impacto para toda a sociedade.
Na sequência, às 19h, no Cine Teatro Mussi, serão exibidos cinco curtas metragens premiados na V TRANSFORMA – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina. Após a exibição dos filmes, o público é convidado para um debate, garantindo trocas e partilhas de saberes, vivências e experiências, colaborando para que novas realidades sejam criadas e imaginadas pelas participantes.
Filmes exibidos:
“ORIXÁS CENTER” (BA), classificação livre.
Duração: 13min
Sinopse: “Orixás Center” é um curta-metragem, dirigido por Mayara Ferrão, com roteiro de Diego Mavamba, trilha original, edição e direção de fotografia de Filipe Mimoso. Dividida em 4 passagens, o curta desdobra as narrativas dos arquétipos dos Orixás, na plataforma das múltiplas visualidades que compõem os universos da performance, instalação, vídeo-arte, música e moda, trazendo elementos da oralidade nagô, sexualidade, da religiosidade de matriz africana e afrobrasileira, junto aos dispositivos de urbanidade. Uma narrativa viva e urgente.
“ENTREABERTA” (RJ), classificação livre.
Duração: 15min
Sinopse: Entreaberta é um documentário que investiga os desafios de envelhecer no Brasil sendo uma mulher que ama mulheres. Num cenário de incertezas em relação aos direitos dos LGBTQs, a jovem cineasta bissexual, Bruna Amorim, encontra a fundadora do movimento lésbico no país, Yone Lindgren, hoje, com 63 anos. Em meio à troca, resistência, e construção de afeto, Bruna reflete sobre suas próprias amarras a partir das vivências de Yone.
“A CABEÇA E O CORPO” (SC), classificação 12 anos.
Duração: 05min45seg
Sinopse: Um corpo, cansado de sua cabeça que não para de pensar, a atira para longe para experienciar o mundo com a liberdade que sempre quis. Agora, cada parte segue sua própria jornada lidando com as consequências dessa separação.
“O PRAZER É TODO MEU” (SC), classificação 14 anos.
Duração: 18min43seg
Sinopse: Quando Amélia se dá conta que nunca teve um orgasmo em seus 76 anos de vida, tudo muda. Agora ela está decidida a ter um, custe o que custar.
“DELAS PARA NÓS” (SP), classificação 14 anos.
Duração: 21min09seg
Sinopse: O documentário “Delas para Nós” apresenta histórias de vida de mulheres fora do padrão social de gênero e sexualidade, percorrendo a trajetória dessas personagens através das nuances do envelhecimento.