Nota oficial

A Prefeitura de Laguna vem a público esclarecer os motivos da transferência do evento Universipraias para a cidade de Florianópolis, em resposta às informações incorretas veiculadas por parte da imprensa local e nas redes sociais.

Conforme declarado pelo organizador do evento, Vítor, a decisão de mudar a localização do Universipraias não se deve a qualquer problema ou desentendimento com a prefeitura de Laguna ou suas normas para megaeventos. Pelo contrário, a prefeitura e todos os órgãos competentes sempre receberam o evento de braços abertos, proporcionando todo o suporte necessário.

A principal razão para a transferência do evento foi a questão de hospedagem. Nos últimos anos, os participantes do Universipraias têm enfrentado dificuldades significativas em relação aos valores abusivos e às condições de hospedagem, especialmente nas casas de aluguel. Cerca de 70% do público do evento ficava em casas de aluguel, enquanto os outros 30% utilizavam hotéis. Embora tenha sido possível negociar com o setor hoteleiro, parte das imobiliárias e proprietários de imóveis foram irredutíveis em ajustar os preços ou melhorar as condições de hospedagem.

Esse problema se agravou com relatos de situações em que imóveis estavam superlotados, com condições precárias e preços elevados, impossibilitando uma experiência confortável e segura para os participantes. A organização do Universipraias tentou diversas formas de resolver essa questão, mas não obteve sucesso, levando à decisão de transferir o evento para Florianópolis, onde há uma maior disponibilidade de acomodações adequadas e acessíveis para os estudantes.

Portanto, a saída do Universipraias de Laguna se deu exclusivamente devido às dificuldades relacionadas à hospedagem e não por qualquer ação ou falta de apoio da prefeitura. Reforçamos nosso compromisso em continuar trabalhando para que Laguna seja um destino atrativo para grandes eventos no futuro.