Agosto Lilás: oficina de artesanato e roda de conversa para mulheres estão previstas na programação

Durante o mês de agosto, uma série de ações serão realizadas com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgando os serviços especializados em atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

No dia 28, às 14h, acontecerá uma roda de conversa no Sine com a assistente social Elizandra Tesaro e participação das mulheres do Programa Frente de Trabalho em parceria com a Fundação Irmã Vera.

No dia seguinte, 29, também às 14h, no Mercado Público, será realizada uma oficina de artesanato em parceria com a Casa Izia para mulheres atendidas pela política de assistência social.

Agosto Lilás – Criada em 2006, a campanha Agosto Lilás é dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher e busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Denuncie – As vítimas ou testemunhas de violência contra a mulher podem denunciar o crime através do Disque 180. Este é um serviço gratuito e confidencial que oferece atendimento e orientação 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, as delegacias especializadas da mulher (DEAMs) estão preparadas para acolher e investigar casos de violência de gênero.