Alerta de maré alta e risco de alagamentos

A Epagri/Ciram emitiu alerta nesta quarta-feira, 14, para o risco de alagamentos (inundação costeira) ou estreitamento da faixa de areia nas praias devido à chuva persistente, à influência da lua nova, vento persistente do quadrante sul no litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e ondas do quadrante sul com picos de 3 a 4 metros.
A atenção vale para os próximos dias, principalmente para as cidades do litoral catarinense, incluindo Laguna.

Chuva mais intensa entre quinta e sexta-feira

Nesta quarta-feira, 14, a região segue com chuva, com totais de 20 a 50 mm em média. Entre a quinta e sexta-feira (15 e 16) a chuva intensifica e fica mais persistente, moderada a forte em alguns momentos, acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento (50 a 70 km/h), com valores de 120 a 250 mm em média, podendo superar especialmente em algumas áreas do Litoral Sul. Alto risco de alagamentos e deslizamentos.

Vento forte e mar muito agitado

Ainda para o litoral, vento sul forte e persistente (de 60 km/h a 80 km/h) e mar muito agitado com altura de picos de onda de 3,0m a 3,5m podendo superar este valor em áreas afastadas da costa.

O vento será mais intenso na quinta-feira, 15, com rajadas de 80 km/h e sobretudo na sexta-feira, 16, com rajadas de 100 km/h, a partir desta quarta-feira até sábado (14 a 17) mar muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 m a 4,0 m. Condição desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Leia também: Defesa Civil e Assistência Social organizam estratégia para impactos do ciclone extratropical
Bombeiros reforçam recomendações para se proteger em caso de alagamentos
Defesa Civil alerta: chuva persistente e volumosa entre quarta e sexta-feira

Fique atento aos riscos

     O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa. Nas áreas em verde e amarelo, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e deslizamentos pontuais.

     Portanto, as recomendações da Defesa Civil são:

     -Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;

     -Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;

     -Cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;

     -Se afaste de postes e árvores;

     -Fique atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;

     -Fique atento as rachaduras em muros ou paredes.

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, acione a Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil Municipal pelo 99660-1054, o telefone funciona 24h e pode ser acionado pelo WhatsApp.

banner defesa civil emergencia
Secom/PML