Antonio Carlos Marega é homenageado na Semana Cultural
A 41° Semana Cultural celebra os 347 anos do município entre 22 a 29 de julho e homenageia o historiador Antônio Carlos Marega.
A entrega da Comenda Domingos de Brito Peixoto, a mais alta honraria da cidade, foi entregue para neta Lívia Marega no último domingo, dia 23, durante a programação. O homenageado recebeu a medalha nesta segunda-feira, em sua residência.
“Nós filhos sabemos quantos anos e momentos dedicados a inúmeros estudantes, pesquisadores, escritores do qual se encheram de conhecimento com auxílio da inteligência, sabedoria, registros e arquivos do meu pai. Tudo feito com muita paixão, sem política, sem ganhos ou vaidade, apenas muito amor a cidade de Laguna. Merecida homenagem. Gratidão” publicou a filha Gláucia Marega nas redes sociais.
Conheça Marega:
Antonio Carlos Marega nasceu em 07 de julho de 1947. É cidadão ilustre, interessado pelas “coisas de Laguna”. Sua jornada de estudos passou pela escola “dona Mimi”, Jerônimo Coelho e Almirante Lamego. Aprovado no vestibular para administração, onde frequentou por alguns meses, tendo que interromper seus estudos em função de ter sido aprovado no concurso público do Banco do Brasil e nomeado para trabalhar na agência de Caçador, onde ficou por um ano, e voltou para Laguna, para aposentar-se.
Por alguns anos, lecionou no Colégio Comercial Lagunense. Foi presidente da Associação de Assistência e Defesa contra Lepra – entidade que já não mais existe – mas que exerceu forte impacto no acolhimento das pessoas com a doença em nossa região. Foi venerável da loja maçônica República Juliana e diretor do Clube Blondin.
Desde criança, gostava de salvaguardar registros históricos, ampliando seu acervo pessoal com grande intensidade, tornando-o, até hoje, fonte de pesquisas para as mais variadas universidades que o procuram, interessadas pela história de laguna
Casou-se com Solange Remor, em 1972, e com ela teve 5 filhos: Graziela, Gabriel, Gláucia, Giovana e Gabriela, formando uma linda família.