Arquivo Histórico

O acervo do arquivo público é constituído de documentos históricos, livros, jornais, certidões, atas e processos da comarca desde o século 17.

Está localizado na rua Fernando Machado, no centro histórico. 

O imóvel foi construído em meados do século XIX, por Manoel José Dias de Pinho. Apresenta influências da arquitetura luso-brasileira e eclética, com alinhamento junto ao passeio. No início da década de 1990 o prédio estava praticamente arruinado e foi doado ao IPHAN em 1997, que promoveu obras de restauração e instalou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Laguna, o Arquivo Público Municipal- Casa Candemil.

Trata-se de uma edificação térrea, com janelas de guilhotina em madeira envidraçada e postigos internos também de madeira, possui quatro meias-portas (portas holandesa ou saia e blusa) de acesso com bandeira alta.

A cobertura é de três águas, possuindo uma cumeeira e três espigões, com estrutura em madeira, coberta com telhas cerâmicas tipo capa-e-canal, apresenta platibanda vazada com balaústres, piso em tabuado e forro de saia-e-camisa. Possui um pequeno pátio lateral junto à face leste.

 
Em 2018 passou por uma nova revitalização pelo Iphan, devolvido para o município em abril de 2019.

Documentos

O acervo histórico está em Curitiba sendo restaurado numa empresa especializada ganhadora de uma licitação realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O arquivo deverá retornar para Laguna no início do ano de 2021. O conjunto é constituído de documentos históricos, livros, jornais, certidões, atas e processos da comarca desde a sua criação.

Sede temporária 

A Fundação Lagunense de Cultura está funcionando, temporariamente, dentro das medidas de segurança diante da pandemia do Covid, na Casa Candemil.