Assistência Social participa de operação de prevenção e combate aos crimes de violência contra pessoa idosa

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CREAS participou nesta quinta-feira, dia 26, da Operação Virtude, deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, com vistas à prevenção e combate aos crimes de violência contra pessoa idosa no estado.

A ação do Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar, Policia Civil e Polícia Científica fiscalizou instituições de longa permanência de idosos.

Na oportunidade, foi fiscalizada uma instituição do município e não foram encontradas irregularidades relacionadas ao foco da operação, tampouco à segurança contra incêndio e pânico.

“Foi nos feito o convite para participar dessa ação e de pronto já aceitamos. Estivemos juntos e, como já era previsto por nós, tudo nos conformes, graças a Deus!” declara a Secretaria de Assistência Social e Habitação, Fernanda Nobre.

A violência contra idosos é um importante problema de saúde pública e social que vai além de agressões físicas, podendo ocorrer pela privação da liberdade de escolha na realização de atividades diárias, negligência de cuidados básicos, falta de acesso ao SUS e a medicamentos, ausência de espaços de sociabilidade com a comunidade e familiares, falta de acessibilidade ou inadequação de espaço físico, rigidez em normas que restringem a autonomia e a vontade da pessoa, dentre outras de cunho psicológico, emocional e patrimonial.

A Operação Virtude é coordenada pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tendo iniciado em todo território nacional no dia 02 de outubro com previsão de término no próximo dia 31.

As ações fazem alusão ao dia 01 de outubro, dia nacional do idoso.