Assistência Social realiza plantio simbólico de flores em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Em alusão ao dia 18 de maio, dedicado ao desenvolvimento de ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social e Habitação realizou o plantio simbólico de 26 flores amarelas em frente a prefeitura, para representar os casos de crianças e adolescentes que foram atendidas nos últimos dois anos pela pasta.

“Estamos aqui para reforçar sobre a importância da denúncia, de estar atento aos sinais, de conversar e acolher as crianças. Nosso alerta é para os pais, escola, poder público, comunidade em geral, de que temos o compromisso de defender os direitos das crianças e adolescentes”, enfatizou a psicóloga Gisela Gosenheimer, policial civil da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Laguna.

Além das flores, também foi hasteado a bandeira da Campanha e promovido pela equipe técnica do CREAS uma roda de conversa sobre a temática com os alunos dos 7º, 8º e 9º anos da E.E.B Elizabeth Ulyssea Arantes.

Buscando orientação, os adolescentes debateram sobre como identificar e o que fazer ao suspeitar ou ser vítima de situações de exploração ou violência sexual,  com a participação do delegado da DPCAMI de Laguna, Thiago Reis.

Vale ressaltar que as atividades complementam as ações desenvolvidas pela equipe do CREAS ao longo do ano, no atendimento e acompanhamento de vítimas de violência, entre as quais a física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes.

Para denunciar casos de exploração e violência sexual de crianças e adolescentes disque 100.