Bem Estar Animal: balanço mostra mais de 140 castrações em menos de dois meses

A Prefeitura de Laguna, através da Gerência de Bem Estar Animal, divulgou nessa semana um balanço da quantidade de animais que estão passando pelo processo de castração no município.

Segundo dados, em média, são cerca de 70 procedimentos, entre cães e gatos, que, além da castração, recebem medicação pós-operatório para garantir uma recuperação adequada. “Estamos comprometidos com o controle populacional responsável e o bem-estar de nossos amigos peludos”, comemora o secretário de Pesca e Agricultura, Dener Vieira.

Já entre 17 de julho e 12 de setembro, foram 142 castrações realizadas pelo município, sendo 46 gatos (13 machos e 33 fêmeas) e 96 cães (39 machos e 57 fêmeas).

Recentemente, a gerência divulgou o critério de prioridade na castração de cães e gatos em Laguna.

O regramento segue a Lei Municipal nº 1985/2018, além de leis federais e estaduais para garantir o bem-estar de nossos cães e gatos comunitários. Veja:

1 – Animais de rua e errantes
Os cães e gatos que vivem nas ruas têm prioridade na esterilização, conforme preconizado na Lei Federal nº 13.185/2015, que prioriza a proteção dos animais em situação de rua.

2 – Famílias de baixa renda e protetores
A lei reconhece que as famílias de baixa renda e os protetores de animais podem ter dificuldades financeiras para arcar com os custos da esterilização, alinhando-se com a Lei Federal nº 13.426/2017, que busca promover a proteção desses grupos.

3 – Animais da raça pitbull
A lei estadual de Santa Catarina (nº 17.404/2017) incentiva a esterilização de cães da raça pitbull devido às características específicas dessa raça. Isso visa à segurança da comunidade, uma vez que a esterilização pode reduzir riscos relacionados ao comportamento desses animais.

4 – ONGs e pessoas cadastradas
A lei permite que ONGs e pessoas cadastradas participem ativamente dos programas de castração, em conformidade com a Lei Federal nº 13.495/2017, que estimula parcerias entre o poder público e entidades da sociedade civil.

Mais informações:

A Gerência do Bem Estar Animal, atende no Centro Administrativo Tordesilhas das 13h às 19h ou pelo WhatsApp 3644-0013.