Casan renova programa Trato por Laguna por mais um ano

Responsável pela fiscalização de mais de 6 mil imóveis desde 2021, e regularização de 65% dos que apresentaram inadequações em relação às ligações de esgoto, o Trato por Laguna foi renovado por mais um ano.

Desenvolvido em uma parceria entre CASAN e Prefeitura Municipal, o programa é voltado à fiscalização, diálogo e orientação técnica gratuita sobre a adequada ligação ao Sistema de Esgoto. Um dos principais resultados é o controle de ligações irregulares de esgoto nas redes de drenagem e o comprometimento da  balneabilidade.

“A renovação vai permitir a continuidade desse trabalho fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Esgoto, para a conservação do ambiente, o desenvolvimento sustentável e a economia de Laguna”, informa o chefe da agência local, Diego Medeiros.

A meta para 2024 é otimizar os resultados obtidos nos anos anteriores. “Os moradores estão compreendendo a importância da regularização, buscando o programa para orientações e adequações.”, complementa Paulo Gabriel Caleffi, da JPR Ambiental, empresa que executa o programa em Laguna.

Com a renovação, o trabalho de vistorias continua, sem pausa, nos bairros Mar Grosso, Magalhães, Navegantes, Vila Vitória, Campo de Fora, Progresso, Esperança, Portinho, Jardim América e Bela Vista. São planejadas mais 3 mil vistorias além das já realizadas.

Atualmente a CASAN possui seis programas Trato pelo Saneamento em execução: Trato por Criciúma, Trato por Laguna, Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari (em Florianópolis), Trato pelo Araújo (em São José) e Trato pelo São José (Chapecó).

As principais falhas encontradas são esgoto conectado à rede pluvial, água pluvial ligada na rede de esgoto; ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura; caixa de gordura sem sifão; fossa conectada à rede ou imóveis não conectados.

TRATO POR LAGUNA EM NÚMEROS

6.353- Imóveis vistoriados

2.178- Imóveis com irregularidades

4.175- Imóveis regularizados

29 Ações ambientais / educativas