Com alerta de chuvas persistentes, Defesa Civil de Laguna monta planejamento com equipes da prefeitura
Com a previsão meteorológica indicando quadro de temporais, rajadas de ventos e chuvas intensas entre esta sexta-feira, 06 e domingo, 08, a Defesa Civil municipal já atua em plantão e monitora em tempo real as condições do tempo.
Em reunião nesta quarta, o órgão, que está de plantão desde a terça-feira, 03, já realizou alerta as forças de segurança pública da cidade.
Além disso, todos os setores municipais envolvidos também já receberam comunicado para auxílio, em caso de necessidade, como secretarias de Obras, Planejamento, Pesca e Agricultura, Assistência Social, Guarda Municipal, Comunicação, Flama, Fazenda, Fundação Irmã Vera e Gabinete.
De acordo com a Proteção e Defesa Civil de Laguna, as maiores precipitações milimétricas serão registradas nos dias:
Sexta-feira – 15h: 4.2 mm
Sábado – 09h: 20 mm e 12h: 45mm
Domingo – 15h: 19 mm e 18h: 26 mm
De acordo com a previsão meteorológica da Proteção e Defesa Civil Estadual há chance de instabilidade, gerando risco de enxurradas e inundações graduais por causa do solo encharcado, chegando a acumulado entre 150 a 200 mm.
Veja as 5 etapas de atuação da Proteção e Defesa Civil:
Preparação – ação de alertar os cidadãos e colaboradores, bem como fomentar recursos para uso em eventos.
Prevenção – Ação conjunta para soluções de problemas, com as secretarias de Obras, Planejamento, Pesca e Agricultura, Assistência Social, Guarda Municipal, Comunicação, Flama, Fazenda, Fundação Irmã Vera e Gabinete.
Mitigação – Ação que visa minimizar maiores danos em eventos.
Resposta – Ação de atuação dentro do evento.
Recuperação – Ação de gerenciar o trabalho para recuperação e ou reconstrução dos danos/prejuízos.
Em caso de emergência ligue 153, 190, 193 ou (48) 99660-1054.
Defesa Civil somos todos nós.
Temporais e chuva volumosa de sexta à domingo
O período entre sexta-feira (06) e domingo (08) será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias.
Na sexta-feira (06) as instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde. Os temporais vêm acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Além disto, os elevados acumulados de precipitação em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.
Entre noite de sexta (06) e ao longo do sábado (07), é importante destacar as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, onde podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos. Nas demais regiões os acumulados indicam valores entre 50 a 70 mm.
No domingo (08), os acumulados de chuva se espalham para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.
Avisos e alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, acione a Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil Municipal pelo 99660-1054, o telefone funciona 24h e pode ser acionado pelo WhatsApp.