Com previsão de frio intenso, prefeitura reforça atendimento à população em situação de rua
Com a previsão de continuidade das baixas temperaturas, e o alerta repassado pela Defesa Civil municipal sobre o frio intenso em todo o estado, a Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação promoveu ações emergenciais de acolhimento de pessoas em situação de rua.
Durante a noite deste domingo, 18, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com o apoio da Guarda Municipal (GML) e Defesa Civil realizaram busca ativa, ofertando abrigamento às pessoas em situação de rua que aceitarem o atendimento e a concessão de cobertores para as que não aceitarem, além de alimentação.
Os trabalhos ocorrerem em pontos já atendidos pela Assistência Social, como praças, rodoviária, abrigo de passageiros e imóveis abandonados.
De acordo com a previsão do tempo da Epagri/Ciram, a madrugada de segunda-feira, 19, pode registrar queda gradativa das temperaturas e amanhecer gelado, entre 0º C e 6º, na maior parte de Santa Catarina.
As ações da Secretaria da Assistência Social e Habitação são intensificadas sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 10ºC, seguindo determinação da Defesa Civil do Estado, com cadastramento, atualização cadastral, alimentação, abrigamento, além de outros procedimentos diversos, entre os quais, encaminhamentos para saúde, emissão de documentos, concessão de benefícios como abrigamento, alimentação e passagem para local de origem.
A pasta lembra que, cada cidadão abordado, para acessar aos benefícios, precisam aceitar os serviços ofertados durante a abordagem e a ação.