Edital Interno SEDUC nº 01/2021 – Edital de Processo Seletivo Interno SEDUC nº 01/2021
PROCESSO SELETIVO INTERNO SEDUC Nº 01/2021
A Secretaria de Educação e Esportes de Laguna, no uso de suas atribuições legais, estabelece as normas e os procedimentos para o Processo Seletivo Interno destinado à seleção de servidores habilitados do quadro efetivo da rede municipal de ensino de Laguna/SC para o preenchimento temporário de vagas referentes ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 – Esta seleção destina-se aos professores efetivos da rede municipal de ensino de Laguna/SC que estejam em efetivo exercício das atribuições docentes na data de sua inscrição.
1.2 – Os professores selecionados serão designados para desempenhar atividades próprias da modalidade Educação Especial, atuando no atendimento a alunos em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e na orientação de professores auxiliares sobre o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem, amparado pelo Decreto nº 6571/08.
1.3 – Os professores selecionados conforme vagas disponíveis neste Edital permanecerão na nova atribuição durante o ano letivo de 2021, sendo removidos apenas em hipóteses excepcionais.
1.4 – O Processo Seletivo Interno consistirá em prova de títulos de caráter eliminatório e classificatório e será coordenado por Comissão constituída para este fim, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação e Esportes de Laguna/SC.
1.5 – É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos pertinentes a este Processo no endereço www.laguna.sc.gov.br.
2 – DOS REQUISITOS PARA SELEÇÃO
2.1 – Ser professor efetivo da rede municipal de ensino de Laguna/SC, mediante os seguintes critérios:
a) Ser licenciado em Pedagogia com habilitação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) na área de Educação Especial, Educação Inclusiva e/ou Psicopedagogia, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas de curso;
b) Ter experiência de, no mínimo, 03 (três) anos no magistério público municipal;
c) Ter disponibilidade para assumir as atividades do AEE, totalizando a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, com jornada de trabalho de 08 (oito) horas com intervalo para almoço.
3 – DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE
3.1 – Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.
3.2 – Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.
3.3 – Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncional.
3.4 – Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
3.5 – Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade.
3.6 – Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.
3.7 – Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias da informação e comunicação, a comunicação alternativa e aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade entre outros; de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação.
3.8 – Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
3.9 – Promover atividades e espaços de participação da família e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros.
3.10 – Colaborar e comparecer pontualmente às aulas, festividades, reuniões e outras promoções, desde que convocado pelo Diretor da escola ou pela Secretaria Municipal de Educação.
3.11 – Efetuar registros da escrituração escolar dos alunos, fornecer dados e relatórios, diário de classe e demais documentos escolares referentes aos alunos das unidades escolares da rede municipal.
3.12 – Participar e/ou organizar reuniões com os pais.
3.13 – Desenvolver projetos educacionais, e participar de atividades que visam ao aperfeiçoamento e à atualização do profissional de educação da Rede Municipal de Ensino.
3.14 – Desempenhar outras tarefas relativas à docência e ao serviço de apoio pedagógico na escola.
4 – DAS VAGAS
4.1 – Serão ofertadas as vagas para função temporária de professor de Atendimento Educacional Especializado distribuídas conforme quadro abaixo, respeitando a disponibilidade e necessidade da oferta do atendimento.
POLO |
ESCOLA-SEDE |
ESCOLAS ATENDIDAS |
Polo 1 (1 vaga 40h) |
EEB Custódio Floriano de Córdova (Passagem da Barra) |
– EEB Francisco Zezuíno Vieira (Ponta da Barra) – EEB Custódio Floriano de Córdova (Passagem da Barra) – EEB Comandante Moreira (Campos Verdes) – EEB Ver. Jurandir Pereira dos Santos (Cigana) – CEI Pica Pau Amarelo (Farol de Santa Marta) |
Polo 2 (1 vaga 20h) |
CEI Profª Laureni Vieira de Souza (Vila Vitória) |
– CEI Profª Laureni Vieira de Souza (Vila Vitória) – CEI Irmã Vera (Ponta das Pedras) |
Polo 3 (1 vaga 40h) |
EEB Elizabeth Ulysséa Arantes (Portinho) |
– CEI Bairro Progresso (Progresso) – CEI Padre Augustinho (Progresso) – CEI Pequeno Cisne (Portinho) – EEB Elizabeth Ulysséa Arantes (Portinho) – EEB Nininha Guedes dos Reis (Barbacena) |
Polo 4 (1 vaga 40h) |
EEB Profª Iracy Virgínia Rodrigues (Barranceira) |
– EEF Agrícola Índio Guimarães (Parobé) – EEB José de Souza Guimarães (Figueira) – EEF Morro Grande (Morro Grande) – EEB Chiquinha Gomes de Carvalho (Bananal) – CEI Pequeno Príncipe (Cabeçuda) – EEB Profª Iracy Virgínia Rodrigues (Barranceira) |
Polo 5 (1 vaga 20h) |
EEB Dr. Armando Calil Bulos (Estreito) |
– EEB Profª Marilza Lory de Barros (Bentos) – CEI Mickey Mouse (Caputera) – EEB Dr. Armando Calil Bulos (Estreito) |
5 – DA REMUNERAÇÃO
5.1 – O professor efetivo selecionado, ao ser designado para a função de professor do AEE, perceberá a remuneração correspondente ao cargo que faz jus em sua carreira.
6 – DA INSCRIÇÃO
6.1 – A inscrição neste Processo Seletivo Interno é facultativa, gratuita e implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e procedimentos estabelecidos neste Edital e demais instrumentos reguladores, bem como eventuais avisos e retificações posteriores, das quais não poderá o candidato alegar desconhecimento.
6.2 – Serão considerados como inscrições os envelopes lacrados contendo a seguinte documentação:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida com todos os dados solicitados e atualizados, sem emendas e/ou rasuras, assinada pelo candidato (ANEXO I);
b) Formulário para entrega de documentação devidamente datado e assinado (ANEXO II);
c) Cópia do diploma de graduação em Pedagogia;
d) Cópia do(s) diploma(s) de pós-graduação na área de Educação Especial, Educação Inclusiva e/ou Psicopedagogia, com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas de curso;
e) Comprovante de tempo de experiência no magistério;
f) Comprovante de tempo de experiência em Atendimento Educacional Especializado, quando houver;
g) Cópia do(s) certificado(s) de curso(s) de capacitação voltado à área de Educação Especial;
h) Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 (quatorze) anos, quando houver.
6.3 – Os envelopes lacrados deverão ser identificados com a seguinte descrição:
|
6.4 – Os envelopes lacrados deverão ser protocolados na Secretaria de Educação e Esportes, sito a Avenida Colombo Machado Salles, nº 145, Centro, Laguna/SC (Centro Administrativo Tordesilhas, 3º piso), no período de 01/03/2021 a 05/03/2021, das 13h às 18h30min.
6.5 – Somente serão deferidas as inscrições protocoladas tempestivamente.
6.6 – Os dados informados no ato da inscrição serão de responsabilidade exclusiva do candidato.
6.7 – A inscrição poderá ser indeferida a qualquer tempo, caso seja verificada qualquer inconsistência de documentos e/ou informações prestadas, desde que garantido o contraditório e ampla defesa do candidato.
6.7.1 – A constatação de falsidade poderá ensejar na abertura de um Processo Administrativo, sujeitando o responsável às penalidades disciplinares vigentes.
7 – DA SELEÇÂO
7.1 – A primeira fase, de caráter eliminatório, constará da análise de atendimento aos requisitos previstos neste Edital.
7.2 – A segunda fase, de caráter classificatório, será a análise dos documentos entregues pelo candidato.
7.2.1 – Os candidatos serão classificados mediante a apresentação dos seguintes documentos:
DESCRIÇÃO DO DOCUMENTO |
PONTUAÇÃO ATRIBUÍDA |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
Diploma de curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado) com Dissertação relacionada à modalidade Educação Especial. |
5,0 por diploma |
5,0 |
Diploma de curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado) na área da Educação. |
4,0 por diploma |
4,0 |
Diploma de curso de pós-graduação lato sensu (Especialização) em Educação Especial, Educação Inclusiva ou Psicopedagogia, com carga horária mínima de 360 horas. |
2,0 por diploma |
2,0 |
Diploma de curso de graduação em Pedagogia com complementação na área de Educação Especial. |
1,0 por diploma |
1,0 |
Comprovante de tempo de experiência em Atendimento Educacional Especializado. |
0,5 a cada ano letivo trabalhado |
2,0 |
Certificado(s) de curso(s) de capacitação voltado(s) à área de Educação Especial. |
0,5 a cada 40 horas de curso |
2,0 |
7.3 – Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios:
I – maior grau de formação na área de atuação;
II – maior tempo de efetivo exercício no magistério público municipal;
III – maior tempo de serviço no magistério;
IV – mais idoso;
V – maior número de filhos menores de 14 (quatorze) anos;
VI – sorteio.
8 – DO RESULTADO E DOS RECURSOS
8.1 – O resultado final será igual ao somatório da pontuação obtida na análise dos documentos estabelecidos neste Edital, item 7.2.1.
8.1.1 – O resultado será apresentado em ordem decrescente de pontuação.
8.2 – O resultado preliminar será divulgado no dia 08/03/2021, a partir das 14h, no endereço www.laguna.sc.gov.br.
8.3 – Os servidores que eventualmente sentirem-se prejudicados com o resultado da seleção poderão interpor recurso, sem efeito suspensivo, dirigido à Secretaria de Educação e Esportes, conforme ANEXO III, no prazo de dois dias úteis, contados da publicação do resultado preliminar.
8.3.1 – Admitir-se-á um único recurso por candidato.
8.4 – O resultado final será publicado no dia 11/03/2021, a partir das 14h, no endereço www.laguna.sc.gov.br.
9 – DA CONVOCAÇÃO
9.1 – A convocação dos servidores para ocupar as vagas disponíveis será efetuada pelo Departamento Administrativo da Secretaria de Educação e Esportes de Laguna/SC, conforme ordem de classificação.
9.2 – O ato de convocação contará com a escolha do Polo de atuação e apresentação dos documentos originais.
10 – VIGÊNCIA DA SELEÇÃO
10.1 – A vigência da presente seleção será para o ano letivo de 2021, podendo ser prorrogado para o ano letivo de 2022, a critério da Secretaria de Educação e Esportes.
11 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 – O servidor deverá continuar desempenhando suas atribuições na Unidade de origem até a autorização de seu afastamento e do chamamento de professor para substituí-lo em sua vaga de origem.
11.2 – Os casos omissos serão encaminhados para análise e apreciação da Comissão coordenadora deste Processo Seletivo.
11.3 – Este edital entra em vigor na data de sua publicação.
Laguna, 26 de fevereiro de 2021.
JULIANA FAGUNDES DE CARVALHO LUZ
Secretária de Educação e Esportes
SAMIR AZMI IBRAHIM MUHAMMAD AHMAD
Prefeito de Laguna/SC
Detalhes
Status atual: Finalizado
Nº do Edital: Edital Interno SEDUC nº 01/2021
Data Concurso: 26/02/2021
Modalidade:
INFORMAÇÕES
Data | Título | Descrição |
---|---|---|
03/03/2021 | ANEXOS | |
13/12/2021 - ANEXO II - FORMULÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO | ||
13/12/2021 - ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO | ||
13/12/2021 - ANEXO III - MODELO DE RECURSO | ||
09/03/2021 | RESULTADO PRELIMINAR | |
13/12/2021 - RESULTADO PRELIMINAR EDITAL AEE | ||
10/03/2021 | RESULTADO FINAL | |
13/12/2021 - RESULTADO FINAL EDITAL AEE |
Histórico