Conferência Municipal da Cidades realizará encontros para ouvir a população e buscar soluções para o desenvolvimento urbano
A partir da próxima semana, a comissão organizadora da Conferência Municipal das Cidades realizará três encontros diferentes para a apresentação dos eixos temáticos que definirão as propostas encaminhadas para a etapa estadual.
O objetivo do poder público é ouvir a população, identificar problemas e buscar propostas para soluções conjuntas, a curto, médio e longo prazo para desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva, democrática, sustentável e com justiça social.
A Conferência Nacional das Cidades busca, desta forma, construir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, que ainda não existe.
Nos dias 20 e 27 de abril, esses encontros acontecerão na sede da OAB Laguna e na Câmara de Vereadores, respectivamente. O último, no dia 03 de abril, será na sede da Associação de Moradores da Passagem da Barra.
O objetivo desses encontros é apresentar o objetivo da conferência e ouvir a comunidade, sobre demandas, problemas e soluções para serem levadas como propostas para a Conferência Estadual das Cidades e depois a etapa nacional.
“É importante que cada cidade traga sua realidade para que essa política nacional contemple as especificidades de cada município. Hoje, os recursos e programas são dispersos e a partir da elaboração de uma política nacional de desenvolvimento urbano, passaremos a ter recursos e programadas condensados a partir dela”, explica Flávio, arquiteto e representante da prefeitura na comissão organizadora.
Laguna poderá reunir nove propostas para serem encaminhadas à etapa estadual da conferência (destas, uma deve ser em nível estadual e uma em nível nacional). Essas propostas serão definidas e finalizadas nas plenárias que acontecerão nos dias 11 e 12 de abril, no auditório da Udesc.
Confira todos os detalhes neste link: Laguna | Conferência Municipal das Cidades | ReDUS
Quem pode participar?
Qualquer morador e cidadão de Laguna pode participar, apresentar propostas e tem direito de voto. Porém, somente os delegados eleitos das entidades representativas poderão apresentar essas propostas na etapa estadual. Todas as entidades podem indicar um delegado.
Eixos temáticos e calendário:
1º dia 20/03 (quinta-feira), 18h
Sede da OAB – Subseção Laguna
Rua Nazil Bento, 51 – Esperança, Laguna – SC, 88790-000
Eixo Temático:
●Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento
das políticas públicas: PPA, Habitação e Regularização, Saneamento Básico, Mobilidade
2º dia 27/03 (quinta-feira), 18h
Câmara de Vereadores
R. Roberto Pedro Prudêncio – Esperança, Laguna – SC, 88790-000
Eixo Temático:
●Gestão Estratégica e Financiamento:
Controle Social e Gestão Democrática, Sistema Nacional, Mecanismos
Fiscais e Extrafiscais locais, outros
3º dia 03/04 (quinta-feira), 18h
Salão Paroquial da Ponta da Barra
R. Ver. José Tomé Machado de Souza, 272 – Ponta da Barra, Laguna – SC,
88790-000
Eixo Temático:
● Grandes Temas Transversais
Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, Transformação digital
e território, Segurança Pública
Saiba mais sobre a comissão organizadora:
A Comissão Organizadora da etapa preparatória municipal, instituída por decreto (nº741, de 8 de janeiro de 2025) é formada por representantes do poder público (Prefeitura de Laguna e Câmara Municipal), movimentos populares, trabalhadores de entidades sindicais, empresários relacionadas à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades acadêmicas, de pesquisa, entidades e conselhos profissionais, além de organizações não governamentais de atuação na área de desenvolvimento urbano.
Mediante credenciamento, os participantes da conferência municipal deverão ser identificados por um segmento ou entidades.As delegadas e os delegados a serem eleitos na Etapa Municipal para a Etapa Estadual deverão necessariamente estar presentes na Conferência Municipal nos dias 11/04 e 12/04 de 2025.
O que é a Conferência das Cidades?
As Conferências das Cidades são espaços democráticos de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Elas têm como objetivo
discutir, avaliar e propor políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano.
As Conferências surgiram como parte das diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Cidade, que regulamenta o desenvolvimento urbano no Brasil.
As Conferências das Cidades são uma oportunidade única para a sociedade contribuir ativamente para o futuro das cidades.
Arquivos