CREAS intensifica ações para população em situação de rua no período de frio

O inverno está chegando, trazendo consigo intensas mudanças climáticas e ondas de frio que exigem cuidados específicos. Durante a época mais fria do ano, um dos problemas mais graves e, infelizmente, comuns que as cidades enfrentam é a situação das pessoas em situação de rua.

As ações da Secretaria da Assistência Social e Habitação para pessoas em situação de rua são intensificadas no inverno e sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 10ºC, conforme os alertas de alteração climática intensa da Defesa Civil do Estado.

Visando resguardar a integridade física e garantir condições de respeito e dignidade, são realizados abrigamentos emergenciais, hospedagem social e busca ativa das pessoas em situação de rua. Durante esse processo, elas passam por novo cadastramento ou atualização cadastral, garantindo acesso a alimentação, abrigo, banho e outros serviços diversos, como encaminhamentos para saúde, emissão de documentos, concessão de benefícios, passagens para a cidade de origem e entrega de cobertores para aqueles que não desejam a hospedagem.

Para acessar aos benefícios é necessário o morador em situação de rua aceitar os serviços ofertados durante a abordagem, assim como obedecer as normas de segurança, como o não uso de substâncias ilícitas, alcoolemia e convivência social, o que nem sempre é aceito.

“Estas ações são realizadas anualmente, independente do período do ano, pois as alterações climáticas também acontecem no verão, como temporais, alagamentos e acúmulo de chuvas. No inverno, com a queda de temperatura, a nossa atenção se intensificada, buscando ofertar segurança, integridade física e dignidade às pessoas em situação de rua. Nestas abordagens, realizamos procedimentos técnicos e encaminhamentos diversos. Para este ano, havendo alertas da Defesa Civil, nossa equipe conhece os procedimentos e está completamente preparada para eventos adversos”. afirma o Secretário de Assistência Social e Habitação, Amilton Martins de Souza ,

As ações para pessoas em situação de rua em nosso município são executadas pelo CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

CREAS:

R. Tiradentes, 134 – bairro Progresso
Fone: (48) 3644-2049
Aberto de Segunda a Sexta das 8h às 18h.