CREAS realiza cerca de 100 atendimentos a pessoas em situação de rua durante o mês de maio

A Prefeitura de Laguna, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), divulgou um relatório detalhado dos atendimentos realizadas em maio de 2024, junto às pessoas em situação de rua.

Durante este período, o CREAS realizou um total de 98 atendimentos, oferecendo serviços essenciais para aqueles que enfrentam vulnerabilidade social. Entre os serviços prestados, destacam-se:

• Encaminhamentos: Foram realizados 13 encaminhamentos para instituições e serviços variados, incluindo o Instituto Geral de Perícias (IGP), cartórios, Estratégias de Saúde da Família (ESF), o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outros órgãos, visando proporcionar suporte e acesso a direitos fundamentais.
  • Ações de monitoramento: Um total de 19 ações de monitoramento foram conduzidas, garantindo um acompanhamento próximo e contínuo das necessidades dos indivíduos em situação de rua.
  • Auxílio-transporte: Foram fornecidas 33 passagens de transporte para que os moradores em situação de rua pudessem retornar às suas cidades de origem, quando necessário, buscando restabelecer vínculos familiares e comunitários.
  • Distribuição de kits de higiene: Um total de 21 kits de higiene foram distribuídos, promovendo a saúde e o bem-estar dessas pessoas em meio às adversidades.
  • Encaminhamentos para banho: 7 encaminhamentos foram feitos para locais onde os moradores pudessem ter acesso a banho, visando garantir condições mínimas de higiene.
  • Auxílio-alimentação: Foram distribuídas 79 marmitas, fornecendo alimentação básica e essencial para os indivíduos em situação de rua.

Além desses serviços fundamentais, a equipe do CREAS realizou a operação “Força Tarefa” em colaboração com diversas secretarias e entidades, incluindo a Secretaria de Assistência Social, CRAS 1 e CRAS 2, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Coordenação de Serviços Públicos e Fundação Irmã Vera.

O Secretário de Assistência Social, Amilton M. Souza, expressou sua dedicação em acompanhar de perto a situação dos moradores em situação de rua no município de Laguna, reconhecendo a árdua tarefa de lidar com uma realidade crescente em todo o país. ” Ressalto o empenho contínuo da equipe do CREAS em desenvolver estratégias eficazes para atender às necessidades emergentes e buscar acolhimento para estes indivíduos”