Defesa Civil alerta: temporais isolados entre sexta e sábado
Entre a madrugada desta sexta-feira (11) e o início da noite do sábado (12), a passagem e atuação de uma frente fria, combinada com instabilidades em vários níveis da atmosfera, e ao fluxo de umidade vindo da Amazônia, fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir em forma de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais.
A chuva inicia entre o final da noite desta quinta-feira (10) e a madrugada da sexta-feira (11) pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se deslocando em direção ao restante do estado ao longo do dia e perdendo força entre o final da tarde e a noite, quando as instabilidades se deslocam em direção ao oceano.
Na madrugada do sábado (12) um novo pulso de instabilidade avança em direção ao estado, retomando as chuvas, que novamente voltam a ocorrer iniciando pelas mesmas áreas supracitadas e que devem perder intensidade novamente entre o final da tarde e a noite de sábado.
Ainda, associadas aos temporais, são esperadas rajadas de vento moderadas, entre 45 e 70 km/h, podendo pontualmente ultrapassar estes valores. O risco associado a ocorrências como queda de árvores e de postes de energia, destelhamentos, queda de granizo e alagamentos pontuais é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa.
Avisos e alertas da Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, acione a Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153), ou a Defesa Civil Municipal pelo 99660-1054, o telefone funciona 24h e pode ser acionado pelo WhatsApp.