Defesa Civil emite alerta para previsão de temporais e chuva intensa

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta terça-feira, dia 13, com o aumento da instabilidade em Santa Catarina e com a chegada de uma frente fria combinada ao forte calor.

O tempo mudou já no decorrer da manhã, com aumento de nuvens nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A chuva e os temporais atingem todas as regiões entre a tarde e a noite, podendo ser volumosa em curto espaço de tempo, resultando em risco para alagamentos e enxurradas.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

Na quarta-feira (14) o dia será marcado por tempo nublado e chuvoso, uma quebra no padrão em relação aos dias anteriores, devido a passagem de uma frente fria. O sistema deve organizar os ventos soprando com intensidade moderada do oceano para o continente, transportando umidade para o estado e mantendo o tempo fechado. Por consequência do tempo encoberto, as temperaturas já não sobem tanto, marcando valores abaixo de 23°C em todo o centro-leste.

Na quinta (15) a frente fria se afasta de SC, mas a influência de uma área de baixa pressão mantém a condição para temporais entre o Grande Oeste e os planaltos. Estas condições se estendem para sexta-feira, 16, com previsão para pancadas de chuva e temporais isolados, em especial no Grande Oeste. A nebulosidade e chuva mantém as temperaturas amenas no período.

Na sexta-feira (16), as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, se estendem para todas as regiões em especial no Grande Oeste. A nebulosidade e chuva mantém as temperaturas amenas no período.

No sábado (17), as instabilidades seguem atuando e provocando chuva ao longo de todo o dia em todo o estado, com destaque para as áreas entre o Grande Oeste e o Litoral Norte. O risco segue baixo a moderado para ocorrências associadas às pancadas de chuva e temporais isolados.