Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna celebra 100 anos

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira, 14, em sua sede no Centro Histórico, a Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna celebrou seu centenário.

A cerimônia, comandada pelo delegado da Capitania dos Portos, capitão de corveta Enéas Costa Cruz, contou com a presença do prefeito Samir Ahmad, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Justiça Federal, SC Par, Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) de Laguna, imprensa e demais convidados.

“Agradecemos aos abnegados que se doam aos diversos serviços prestados. A todas as entidades públicas e privadas, civis e militares. O futuro bate à porta e com ele grandes desafios. Rogo a Deus e Nossa Senhora dos Navegantes que continue iluminando nossos caminhos”, destacou em sua fala o comandante.

Um coquetel seguido do tradicional corte de bolo foi servido aos presentes ao final do evento.

“O trabalho que é prestado pela Delegacia da Capitania dos Portos é importantíssimo para nossa cidade e toda a região. Parabéns aos marinheiros que se dedicam todos os dicas e aos que por aqui já passaram e deixaram seu legado”, parabenizou o prefeito Samir ahmad.

História

Em janeiro de 1920, foi criada a Capatazia de Laguna, sendo elevada à categoria de Agência em 14 de setembro de 1923, sendo esta a data considerada como seu aniversário.

Em 1º de julho de 1940, foi inaugurado o prédio da atual Delegacia, às margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, próximo ao antigo cais da cidade.

Pelo Decreto nº 32.035, de 20/12/52, foi elevada à categoria de Delegacia e pelo Decreto nº 81.591, de 20/04/78, foi classificada na categoria de Agência.

Já em 02 de julho de 1993, pela Portaria Ministerial nº 0098, de 11/02/93, foi novamente elevada à categoria de Delegacia.

A jurisdição da Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna é limitada ao norte com a área de atuação direta da Capitania dos Portos de Santa Catarina e ao sul com a linha divisa do Estado do Rio Grande do Sul, sendo sua área de atuação direta em 39 municípios.

A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna tem como propósito contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha, na sua área de jurisdição: orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à marinha mercante e organizações correlatas, em toda área de jurisdição a fim contribuir para assegurar a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica.

Fotos: Secom PML