Dia D Nacional de Combate à Dengue é neste sábado, dia 2
Com ações constantes para combate do mosquito da dengue, a Prefeitura de Laguna adere ao ′Dia Nacional de Combate à Dengue′ neste sábado, 2.
O ‘Dia D’, organizado pelo Ministério da Saúde, trata-se de uma mobilização coletiva e em âmbito nacional que busca reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito da dengue, além de promover uma ampla conscientização da população.
De acordo com o Informe Epidemiológico 05/2024, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), dos 295 municípios catarinenses, 156 estão infestados pelo mosquito da dengue. No período de 31 de dezembro de 2023 a 26 de fevereiro de 2024, foram registrados 25.254 casos prováveis no estado, um aumento de 554% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“É importante que todos fiquem em alerta e cuidem de suas residências. Estamos passando por uma situação alarmante no estado e em todo o país”, reforça a coordenadora do programa municipal, Matiê Rossini.
A melhor forma para prevenção da dengue é que a comunidade mantenha os quintais limpos, com a retirada de materiais que possam ser propícios para proliferação do mosquito da dengue. Outras medidas fundamentais também devem ser adotadas, como destinação correta dos materiais descartados, fechamento completo do saco plástico de lixo, cuidado com a vasilha de água de animais domésticos, retirada de água acumulada de plantas, manutenção da água de piscinas em condições de uso, entre outras.
Sinais e sintomas da doença:
Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos. Ao apresentar sinais e sintomas, deve-se procurar atendimento em um serviço de saúde. A hidratação intensa é uma das principais medidas de manejo na dengue, sendo importante que as pessoas com sintomas se hidratem desde o momento de espera pelo atendimento.
O controle do Aedes aegypti ainda é a melhor estratégia para evitar a transmissão de dengue, febre de chikungunya e Zika vírus. Uma vez por semana vistorie sua casa e seu ambiente de trabalho. Elimine locais com água parada.