Dia de Iemanjá: celebração e feriado municipal em Laguna
Nesta sexta-feira, dia 02, é feriado municipal em Laguna, em comemoração ao Dia de Iemanjá. De acordo com a Lei (Nº. 1.906-2017), a data é instituída como Dia de Iemanjá e declara como patrimônio imaterial do município cultos religiosos de matriz africana.
Para celebrar, às 22h, na Praça do Vila, a Tenda Espírita de Bara e Oya Pai João de Bara, realizará a tradicional homenagem a Iemanjá, na Praça do Vila, Praia do Mar Grosso. “A Festa de Iemanjá é um momento de reverência à divindade das águas, onde nos reuniremos para honrar sua energia e compartilhar momentos de alegria e gratidão”. Outras celebrações também acontecem em algumas praias da cidade.
O culto de Iemanjá foi trazido para o Brasil pelos povos de origem Iorubá, em fins do século XVIII até quase metade do século XIX. Na África, Iemanjá é divindade das águas doces, cultuada à beira do Rio Ogum. No Brasil, o culto transferiu-se para o mar, visto que rios e cachoeiras foram atribuídos a Oxum.
“A Fundação Lagunense de Cultura celebra esse dia e deseja a todos os que fazem parte dessa cultura tão bela, um excelente dia de celebrações e que esse patrimônio imaterial possa estar cada vez mais vivo em nossa cidade”, salienta a presidente da FLC, Adriana do Carmo.