Dia Estadual do Boto Pescador é celebrado com audiência pública sobre a importância de preservação da espécie
Em homenagem a um dos maiores espetáculos naturais do mundo, o Estado de Santa Catarina celebra nesta quinta-feira, 25 de maio, o Dia Estadual de Preservação do Boto Pescador. A data foi instituída em 2017, com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da preservação da espécie para o desenvolvimento cultural e econômico da região.
Em Laguna, cidade legalmente conhecida como a “Capital Nacional dos Botos Pescadores”, a relação da população com os botos se tornou símbolo de harmonia e equilíbrio entre os homens e os animais. Para marcar a data, foi realizada uma audiência pública, na Câmara de Vereadores de Laguna, da qual foram colhidas sugestões de lideranças políticas locais, representantes de entidades ambientais, organizações e colônias de pescadores.
Durante a reunião foram debatidas as dificuldades enfrentadas pela pesca artesanal com o auxílio do boto pescador e ações para preservação da espécie. O Secretário de Pesca e Agricultura, Dener Vieira, fez uso da palavra para solicitar uma fiscalização mais ativa por meio da presença de mais efetivos e estruturas da Polícia Militar Ambiental, Capitania dos Portos e órgãos competentes.
A pesca com os botos pescadores é classificada como patrimônio cultural imaterial de Laguna, e pode ser considerada o bem mais valioso de toda população lagunenses, sendo obrigação por parte de toda sociedade preservar, cuidar e proteger.
No próximo dia 7 de Junho será realizado um Workshop de Políticas Públicas Culturais, no Cine Teatro Mussi, para debater os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do poder público, facilitando a execução das políticas públicas de cultura, incluindo ações sobre a Pesca Artesanal e o boto pescador.