Dia Mundial do Autismo é celebrado com Exposição “Olhar Azul”
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi realizado hoje, dia 02, a Exposição “Olhar Azul”, pela Secretaria Municipal de Educação, no térreo do Centro Administrativo Tordesilhas. O evento tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância da inclusão escolar e social de alunos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover informação e reflexão sobre o tema.
A iniciativa visa combater o preconceito e as barreiras que ainda existem em relação ao TEA, reforçando valores essenciais como empatia, acolhimento e respeito à diversidade. “A inclusão é um direito fundamental, e eventos como esse são fundamentais para fortalecer o entendimento sobre as necessidades e potencialidades das pessoas com autismo.
“A exposição dos trabalhos dos nosso alunos autistas é uma oportunidade para mostrar os talentos e a criatividade e singularidade dessas crianças. Este evento não somente destaca sua conquista, mas também buscamos desmitificar preconceitos e promover uma maior compreensão sobre o autismo na nossa comunidade. Acreditamos que cada aluno tem muito a contribuir e nosso papel como cidadão e educador criar um ambiente inclusivo e acolhedor”, ressaltou a Secretária de Educação, Jacqueline Policarpo.
A exposição contou com a participação de diversas instituições e profissionais que atuam diretamente com o TEA, incluindo a equipe técnica da Secretaria de Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal, além da Clínica Anjo Azul, Eco Sonhos, APAE e o artista Thiago Laurindo, que apresentou uma emocionante peça teatral abordando a temática da inclusão.
Os visitantes tiveram acesso a materiais informativos, atividades interativas e espaços de diálogo com especialistas. A ideia foi proporcionar um ambiente acolhedor e educativo, onde familiares, educadores e a sociedade em geral possam aprender mais sobre o TEA e discutir formas de tornar os ambientes mais inclusivos.
A exposição foi um momento único para ampliar o debate sobre a inclusão e incentivar mudanças positivas.











