Educação e Saúde realizam monitoramento de casos de influenza e reforçam as orientações de prevenção
A Prefeitura de Laguna, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, realizou nesta quinta-feira, 4, reunião com todos os gestores escolares das escolas e creches municipais e com o enfermeiro Fernando Di Franck, responsável pela Vigilância em Saúde da cidade.
Na oportunidade, foi destacado pelo profissional da importância das ações de monitoramento dos casos de influenza, que pela sazonalidade, se fazem mais presentes nos espaços coletivos nesse período do ano com as baixas temperaturas.
Os gestores escolares tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e discutir procedimentos de atendimento, como também receber orientações sobre o fluxo de informações que será adotado para registro e monitoramento dos casos diagnosticados como influenza em pessoas que fazem parte da comunidade escolar.
Todo o trabalho se dá pela prevenção, articulando mapeamento dos casos por regiões, escolas, públicos, turmas, profissionais e alunos.
Segundo a secretária de Educação e Esportes de Laguna, “a parceria da Educação e Saúde faz toda diferença. Conseguimos ter mais segurança nas decisões tomadas quando contamos com técnicos capacitados para nos orientar a qualquer tempo sobre toda questão a ser elucidada.”
Ficou ainda pactuado que as unidades de ensino irão registrar em planilha os casos diagnosticados com referência de unidade de ensino, nome, idade, função, período de afastamento e diagnóstico, possibilitando que o setor responsável possa tomar decisões quanto ao acompanhamento e possível coleta de material para diagnóstico por exame.
Saiba mais sobre as recomendações de higiene:
– Em caso de sinais gripais ou convívio com pessoas com esses sinais, utilização de máscaras;
– Higienização frequente das mãos com água e sabão e na ausência, uso de álcool gel;
– Manter os ambientes ventilados;
– Não tocar os olhos e a boca constantemente;
– Evitar aglomerações e locais fechados;
– Aderir à vacinação contra a gripe.