Equipes realizam vistorias em pontos estratégicos da cidade
O Governo Municipal segue monitorando as condições do tempo na região por conta da presença de um ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina e a chance de chuvas consideráveis em todo o estado.
O objetivo é minimizar ao máximo possíveis danos decorrentes das chuvas e garantir a segurança da população e dos setores que possam ser afetados.
Equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Obras, Pesca e Agricultura seguem avaliando a situação em tempo real, coordenados pela Defesa Civil municipal que acompanha as variações das condições meteorológicas para adotar as medidas necessárias à redução de riscos à população.
“Continuamos acompanhando as condições climáticas e alertas às possíveis mudanças. Estamos em campo, monitorando algumas regiões, como o distrito de Ribeirão Pequeno”, destaca o coordenador de Proteção e Defesa Civil Municipal, Paulo Sérgio Ribeiro e Silva.
Durante essa quinta-feira, 15, vistorias estão sendo feitas em vários pontos da cidade, principalmente em comunidades que possuem cachoeiras e riachos.
Limpeza de valas e córregos
Ações de limpeza de valas, riachos e cachoeiras foram realizados nos últimos meses como forma de prevenir alagamentos, desobstruindo os locais, melhorando a capacidade de escoamento da água da chuva. Veja:
Prefeitura realiza limpeza de vala na Passagem da Barra
Sepagri realiza limpeza de cachoeira na comunidade de Bananal
Sepagri inicia segunda etapa de limpeza mecanizada em Ribeirão Grande
Sepagri finaliza limpeza de vala em Campos Verdes
Sepagri realiza limpeza em áreas da Vila Vitória e Ponta das Pedras próximo à lagoa
Equipamentos à disposição
Maquinários da Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri) e Obras estarão à disposição, caso necessário. Equipes estarão de prontidão para casos que exijam emergência.
Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil, definiram nesta quarta-feira (14) estratégias para minimizar o impacto para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades em áreas de risco com a previsão do ciclone que se aproxima do litoral catarinense, especialmente no Sul a partir desta quinta-feira (15).
A Secretaria de Assistência Social oferecerá apoio às pessoas em situação de rua, com um plano de ação para abrigar quem precisar. Já a Defesa Civil do Município estará de plantão e oferecendo suporte com materiais de apoio, deslocamentos e abrigamento de desalojados, se houver.
“Estamos com uma equipe de busca, local para abrigar as pessoas, alimentação (marmitas) e kits compostos por cobertor e produtos de higiene pessoal”, disse a secretária de Assistência Social, Fernanda Nobre.
A partir desta quinta, as duas pastas, Assistência Social e Defesa Civil, estarão de plantão intensificado.
Leia também: Alerta de maré alta e risco de alagamentos
Defesa Civil e Assistência Social organizam estratégia para impactos do ciclone extratropical
Bombeiros reforçam recomendações para se proteger em caso de alagamentos
Defesa Civil alerta: chuva persistente e volumosa entre quarta e sexta-feira
Previsão do tempo
Ao longo do dia na quinta-feira, o ciclone extratropical avança para a região Sul de Santa Catarina (faixa vermelha no mapa) e, então, há previsão de chuvas para a Grande Florianópolis e sul do estado. Entre a noite de quinta (15) e a manhã de sexta-feira (16), as chuvas ganham força no Litoral Sul e áreas próximas, ocorrendo de forma intensa e volumosa, com acumulados entre 200 e 250 mm podendo pontualmente passar este volume.
Recomendações da Defesa civil:
- Evite contato com águas e não dirija em locais alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Cuidado com inclinação de postes e árvores
- Qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes
Defesa Civil
Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
A Defesa Civil municipal atua em regime de plantão 24h, estando disponível para o atendimento em situações de anormalidade, como quedas de árvores, enchentes e desabamento de encostas. Em caso de emergências, o contato pode ser feito no número 199, WhatsApp (48) 99660-1054, ou ainda Polícia Militar (190), Bombeiros (193), Guarda Municipal (153).