Escolas municipais participam do projeto ambiental “Remar, limpar, ensinar ”

O projeto Remar, Limpar,Ensinar (RLE) está passando por Laguna esta semana, visitando as escolas municipais com palestras, oficinas e brincadeiras de educação ambiental com foco nos oceanos.

A atividade tem como objetivo chamar a atenção dos alunos para os resíduos sólidos e suas consequências para o meio ambiente. No próximo sábado, dia 1°de Julho, alunos da rede municipal e funcionários da Secretaria de Educação e Esportes estarão participando de um mutirão de limpeza na Praia do Mar Grosso. O ponto de encontro será às 9h, no Molhes da Barra.

O idealizador do projeto,  Jan Lorenzon, recolhe o lixo remando de stand up paddel pelo litoral brasileiro, desde 2016. O foco são as praias desertas ou semi desertas. Desde então já retirou toneladas de lixo. 

Ele conta que a ideia do projeto surgiu quando fez uma trilha em uma praia deserta e mesmo sem ser frequentada, encontrou muito lixo. Como ele já fazia stand up e já trabalhava com educação, nasceu a ideia do ‘três em um’ Remar Limpar Ensinar.

Primeiro remar e juntar o lixo encontrado, limpando aquela praia e por último, levar esta experiência para as escolas, apresentando toda a problemática do lixo nas praias, especialmente as desertas e por fim, a visita termina com gincanas, brincadeiras e jogos que as crianças fazem utilizando resíduos que o projeto retirou das praias.

“Quando conseguirmos aprender a respeitar e cuidar do meio ambiente, vamos viver melhor e ser mais felizes. E este projeto passou isso a nossos alunos, a preocupação com a natureza e cuidado que devemos ter com ela. Estão de parabéns todos os idealizadores deste projeto”, relata José Rinaldo Fagundes Batista, diretor da E.E.B. Ver. Jurandir Pereira dos Santos.