FLAMA e Bem-Estar Animal intensificam ações contra maus-tratos e abandono de animais

A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA), em colaboração com a Gerência do Bem-estar Animal, anuncia um endurecimento nas ações de fiscalização e aplicação de multas em casos de maus-tratos, crueldade e abandono de animais. Este reforço nas medidas surge em resposta ao crescente número de animais abandonados em Laguna, muitos dos quais oriundos de outras localidades.

Conforme o Código Penal Brasileiro, os artigos 32 e 164-A estabelecem punições severas para tais crimes, incluindo detenção e multas significativas. Adicionalmente, a legislação municipal impõe multas para o abandono de animais, equivalentes a 5 (cinco) salários mínimos.

Para tornar estas ações mais efetivas, a FLAMA e a Gerência do Bem-estar Animal apelam à população de Laguna para que colaborem, denunciando casos suspeitos. A comunidade é encorajada a registrar placas de veículos e ceder imagens que possam ajudar a identificar os responsáveis por atos de abandono ou crueldade contra animais. Estas informações são cruciais para a eficácia das operações de fiscalização e para garantir que os infratores sejam devidamente responsabilizados.

” A FLAMA e a Gerência do Bem-estar Animal estão dedicadas a garantir que a cidade seja um ambiente seguro e acolhedor para todos os animais. A intensificação das multas e fiscalizações é um passo importante para combater a crueldade animal e promover uma cultura de respeito e cuidado com os animais.” afirma o presidente da FLAMA, Dener Vieira.

infrações relacionadas ao tratamento de animais:

InfraçãoArtigo RelacionadoValor da Multa
Abuso e Maus-Tratos a AnimaisArt. 29 – Decreto Federal nº 6.514/2008R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por indivíduo
Molestamento de Espécies MarinhasArt. 30 – Decreto Federal nº 6.514/2008R$ 2.500,00
Irregularidades em Zoológicos e CriadourosArt. 31 – Decreto Federal nº 6.514/2008R$ 500,00 a R$ 5.000,00
Comércio de Animais SilvestresArt. 32 – Decreto Federal nº 6.514/2008R$ 200,00 a R$ 10.000,00
Exploração Comercial Irregular de AnimalArt. 33 – Decreto Federal nº 6.514/2008R$ 5.000,00 a R$ 500.000,00
Abandono de Animais (Legislação Municipal)Legislação Municipal de LagunaCorrespondente a 5 salários mínimos