Flama e Sepagri iniciam projeto de revitalização do mirante do Morro da Glória
A Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA) e a Secretaria de Pesca e Agricultura (SEPAGRI) iniciaram o projeto de revitalização, preservação e melhorias da infraestrutura turística do mirante do Morro da Glória. A primeira etapa foi a execução dos serviços de poda, limpeza e corte de árvores.
Serão realizadas intervenções para garantir a visibilidade panorâmica da paisagem da Praia do Mar Grosso, além da limpeza e remoção de vegetação exótica, delimitação do caminho da estrada, sinalização e demarcação das trilhas, instalação de estruturas de apoio, como cercas e corrimãos, e implantação de placas informativas.
” Identificamos que a vegetação estava parcialmente obstruindo a função social do local, que é permitir a visualização panorâmica da paisagem da praia do Mar Grosso. Mas o projeto vai muito além disso, vamos devolver para a população utilizar as trilhas e retomar as visitas e paisagem ao local.” reiterou o Presidente da FLAMA, Dener Vieira Nascimento.
Importante ressaltar que as intervenções estão sendo realizadas com profissionais capacitados, seguindo as normas ambientais e de segurança, e sempre considerando o equilíbrio ecológico das áreas envolvidas.
No que diz respeito à antiga estrada para acesso de veículos, a equipe irá reativar e demarcar o caminho, permitindo melhor acesso e trânsito de visitantes, assim como a devida manutenção da área para evitar o acúmulo de resíduos sólidos despejados ilegalmente.
O Mirante da Av. Profa. Júlia Nascimento também receberá revitalizações com a remoção das espécies exóticas invasoras, preservando as espécies nativas e promovendo a limpeza dos resíduos sólidos.
Por fim, será criado um grupo de trabalho envolvendo diferentes órgãos e instituições para desenvolver e aplicar um projeto de trilhas ecológicas no PMMG, utilizando os caminhos já existentes. Essa iniciativa contribuirá significativamente para o turismo ecológico e o ordenamento das belezas naturais do município de Laguna.