Frio: Prefeitura oferece abrigo provisório para pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Laguna, através da Secretaria da Assistência Social e Habitação, realizou durante a noite deste domingo, 13, e madrugada de segunda, 14, um trabalho emergencial de busca ativa para abrigamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação se deu por conta das baixas temperaturas e o alerta de frio intenso emitido pela Defesa Civil. Segundo o órgão, ao longo da madrugada as temperaturas variaram entre -1 e 6°C no Planalto Sul, entre 5 e 11°C no Grande Oeste, no Planalto Norte e no Litoral Sul e oscilaram entre 8 e 14°C nas demais áreas.
Foram realizadas abordagens nos bairros Bentos, Barbacena, Portinho, Esperança, Progresso, Centro, Mar Grosso e Magalhães, sendo que três pessoas aceitaram atendimento e optaram pelo encaminhamento ao abrigamento. Lá, receberam banho, alimentação, roupa de cama e um kit de higiene pessoal.
Os trabalhos se concentraram em pontos já atendidos pela Assistência Social, como praças, rodoviária, abrigo de passageiros e imóveis abandonados com o trabalho de orientação e conscientização para que estes moradores aceitem o acolhimento institucional. A pasta lembra que, cada cidadão abordado, para acessar aos benefícios, precisa aceitar os serviços ofertados durante a abordagem e a ação.